Dificuldades do primeiro escritório – como abrir, gerir e manter

Brasília, 26/08/2011 – O Encontro da Advocacia Jovem do DF debateu, na manhã desta sexta-feira (26/08), o tema “Dificuldades do primeiro escritório – como abrir, gerir e manter”, com o administrador e consultor do Sebrae, especializado em escritórios de advocacia, Waldemar de Figueiredo Lima Neto.

Figueiredo explicou que o advogado em início de carreira, apesar de estar apto a exercer plenamente a advocacia, carrega muitas dúvidas, incertezas e angústias sobre os riscos de trabalhar em sociedades de advogados. “Considerando que a falta de oportunidade no mercado para todos os advogados recém-admitidos nos quadros da OAB, leva muitos a tentarem concursos públicos”. Para ele, a Seccional, por ser uma entidade capaz de aglutinar empresários e investidores interessados em fomentar e suprir as necessidades materiais do advogado interessado em montar seu próprio negócio, promoveu essa palestra que facilita o entendimento de como obter parcerias, descontos, linhas de crédito etc.

O consultor explicou passo a passo como abrir o primeiro escritório. A infraestrutura, a localização de móveis e equipamentos, o pessoal inicial (secretária e motoboy), além dos contratos com companhias de energia e telefone. No tópico “Como gerenciar meu Primeiro Escritório?”, apresentou a distribuição de responsabilidades do sócio administrador e da secretária. Também mostrou uma tabela de investimento pessoal e ensinou a calcular os honorários. Ao fim da palestra, os participantes responderam o questionário “perfil empreendedor”.

O aluno do 7º período de Direito, Rodrigo Pessoa, afirmou que não tinha ideia de como funcionava um escritório de advocacia. “Estou começando os meus estágios agora. Essa palestra me deu a visão de que montar um escritório é muito simples. Basta ter vontade, perseverança e sócios. Não dá pra montar sozinho”.

Reportagem – Thayanne Braga
Foto – Valter Zica
Coordenação de Comunicação – Jornalismo
OAB/DF