ESA/DF lança sua plataforma de Ensino a Distância (EAD)

Nesta quarta-feira (11) a Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (ESA/DF) anuncia o evento de lançamento de sua plataforma de Ensino a Distância (EAD).

A ESA/DF vem pensando nesse padrão de ensino a distância desde antes da pandemia da Covid-19. Logo em 2020 a ESA/DF teve que superar as adversidades e dar início ao projeto de implantação do ensino a distância. Após uma fase experimental em junho de 2020, a ESA deu início à primeira etapa desse projeto, com o começo da oferta de cursos por meio da plataforma Zoom, onde já no segundo semestre, todos os cursos ofertados pela ESA/DF já estavam disponíveis por meio dessa plataforma.

Então agora em 2021, vendo a crescente procura pelos cursos por meio de plataformas online, a ESA/DF decidiu lançar uma plataforma de EAD, onde os alunos poderão escolher entre cursos com aulas ao vivo ou com aulas gravadas. Até julho deste ano foram 96 ações educacionais, com mais de mil horas de ações e 3.136 alunos inscritos nos cursos da ESA/DF.

PROCESSO

Rafael Oliveira, diretor-geral da ESA/DF, explicou como foi o processo de elaboração da plataforma EAD. “De um tempo para cá a ESA entendeu a necessidade de unir tecnologia com praticidade. Nós buscamos desburocratizar o processo de estudo através da plataforma de ensino a distância. Agora, além de assistir as aulas, os alunos vão poder emitir todos os certificados da mesma forma como acontecia no presencial. Além de ter acesso a alguns cursos gratuitos que vamos oferecer.”

O diretor-geral também falou como a plataforma de ensino a distância pode ajudar a aproximar estudantes que antes não tinham a oportunidade de conhecer os cursos da ESA/DF. “A ESA tem já na sua origem o papel de aproximar a advocacia. Somos a porta de entrada da advocacia na OAB, não é incomum observarmos que os jovens advogados têm o primeiro contato com a OAB através da ESA. Então, a plataforma de ensino a distância vai proporcionar um aumento não só na advocacia do Distrito Federal, como também uma inovação da advocacia em âmbito nacional. Hoje dentro das 27 Seccionais apenas duas possuem uma plataforma EAD, o Distrito Federal e o Paraná”, afirmou.

EXPECTATIVAS

Rafael finalizou falando sobre as expectativas com o novo modelo e os próximos objetivos da ESA/DF. “Nosso primeiro objetivo é oferecer para a advocacia um nível de excelência no ensino em que o advogado só conseguiria ter usualmente em uma universidade. Nosso interesse é produzir conteúdo que seja ministrado por professores extremamente capacitados, mas com preços acessíveis. Pois o grande objetivo da ESA é ajudar a jovem advocacia a se inserir no mercado de trabalho através dos nossos cursos. Importante destacar que os alunos vão poder assistir as aulas nos dois tipos de modelo, tanto as aulas gravadas quanto as aulas ao vivo. Estarão disponíveis também a gravação de todos os eventos que a escola estiver participando ou patrocinando”, finalizou

O evento de lançamento da plataforma EAD da ESA/DF acontece no dia 11 de agosto às 18h30 e será transmitido pelo canal oficial do Youtube da OAB/DF

Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Esther Caldas)

Comunicação OAB/DF