ESA/DF divulga resultado do Concurso Presidente Antônio Carlos Osório

Brasília, 21/12/2012 – O I Concurso Presidente Antônio Carlos Osório de Artigos Científicos, realizado pela ESA/DF, premiou três advogados inscritos na Seccional. O 1º colocado foi Thiago Pádua, que ganhará uma bolsa de estudos integral em pós-graduação presencial oferecida pela Atame e uma bolsa de estudos integral em pós-graduação à distância oferecida pela Unyleya.

O 2º lugar foi de Thiago Rocha, que ganhará uma bolsa de estudos parcial com 50% de desconto em pós-graduação e outra com desconto parcial de 50% em pós-graduação à distância. Luciana Padilha foi a 3ª colocada e ganhará uma bolsa de estudos com 30% de desconto em pós-graduação também oferecida pela Atame e 30% de desconto em bolsa de estudos oferecida pela Unyleya.

O concurso foi idealizado pelo presidente da OAB;DF, Francisco Caputo, e pelo diretor da ESA, Marcus Palomo, em parceria com as instituições de ensino Atame e Unyleya. O objetivo da iniciativa foi estimular reflexão sobre a necessidade do aperfeiçoamento das instituições políticas brasileiras, incentivando, no âmbito da OAB/DF, discussões e questionamentos quanto à importância da realização da reforma política em face do cenário atual da política brasileira, seu reflexo no cotidiano de cada cidadão brasileiro e nas eleições.

Os participantes deveriam abordar em seus artigos temas como financiamento público exclusivo de campanha eleitoral e as modificações de regras do sistema de eleições, tais como: modo de eleição do suplente de senador, cláusulas de barreira, coligações partidárias, sistema proporcional, voto proporcional em lista fechada, voto proporcional em lista flexível, voto distrital, voto distrital misto e voto uninominal intransferível.

O ganhador do 1º lugar, Thiago Pádua, contou que utilizou dois textos como base para a elaboração do artigo, que foi escrito em três dias. “Me inspirei nos textos: `A sereníssima República` e `A igreja do diabo”, de Machado de Assis. Ter ganhado me traz uma enorme satisfação, mas só em ter participado já foi uma grande honra”.

Além desses prêmios, os três vencedores receberão Certificado de Mérito expedido pela OAB/DF e pela ESA.

Reportagem–Esther Caldas

Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF