Esdras Dantas e ex-ministro José Arnaldo falam aos novos advogados

Cento e trinta e oito compromissandos prestaram juramento e receberam a carteira profissional da advocacia na última sexta-feira (10). O secretário-geral, Francisco Campos Amaral, e o diretor-tesoureiro, Severino Cajazeiras, ladearam a presidente da OAB-DF na entrega das carteiras e dos bótons da Seccional do Distrito Federal.

Entre os novos advogados, estava o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, José Arnaldo da Fonseca, que foi o orador da turma. Para falar aos formandos, a OAB-DF recebeu o ex-presidente da casa e membro honorário vitalício, Esdras Dantas.

Ao falar da sua volta à advocacia, o ex-ministro destacou a importância do advogado na defesa da ordem jurídica e da hombridade da profissão. “Depois de 23 anos, preferi o retorno para militar na advocacia”, disse José Arnaldo ao citar às inúmeras atividades que lhe caberiam graças a sua vasta experiência profissional.

Esdras Dantas saudou os novos advogados pelo “momento de vitória” e a nova esfera profissional que eles se encontram. Segundo ele, os advogados entram no mercado consciente de que tem a lei e Ordem em defesa das suas prerrogativas. Durante a solenidade, aproveitou para homenagear às mulheres na pessoa da presidente da OAB-DF, Estefânia Viveiros. “Estefânia é a única mulher atualmente a frente de uma Seccional, a mais jovem e a primeira no Distrito Federal. Ela é um exemplo de advogada, professora e presidente”, disse o ex-presidente ao destacar o dinamismo com que Estefânia tem liderado a OAB-DF.

Como mensagem final aos compromissandos, Esdras pediu que guardassem uma única frase: “Vale a pena ser advogado!” Durante a solenidade, foram sorteados quatro kits com livros da editora Lex e agenda. Também por meio de sorteio, dois novos advogados ganharam bolsa para o seminário “As novas reformas do processo civil”. O seminário será realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual, de 3 a 5 de abril, em Brasília.

Os compromissandos também receberam o Cartão de Prerrogativas. “Lembrem-se que qualquer violação às prerrogativas podem ser comunicadas à Ordem. Temos dois advogados à disposição, 24 horas, para atendê-los”, disse a presidente da OAB-DF. Além disso, convidou aos advogados a utilizarem as salas e o escritório-modelo para quem está em início de carreira.

Os presidentes das subseções Rafael Alexandre da Silva (Ceilândia) e Aílton Coelho (Taguatinga) prestigiaram os novos formandos. O ex-conselheiro, Luis da Cunha Filho, o presidente do Clube do Advogado, Adéliton Rocha, e o diretor-adjunto do clube, Max Oliveira de Araújo, também participaram da Solenidade de Compromisso.

O conselheiro e presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Jacques Veloso, e o advogado Almir Gomes Filho, membro da Comissão, manifestaram apoio aos novos advogados e aproveitaram para informar que em breve estarão abertas inscrições para um congresso de apoio ao advogado iniciante. O encontro está previsto para o dia 26 de maio.