FAJ realiza atendimento em Itapoã pela Rede Mulher Cidadã

Brasília, 04/05/2011 – A equipe de advogados voluntários da Fundação de Assistência Judiciária (FAJ) da OAB/DF participou do evento da Rede Mulher Cidadã, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher, no sábado (30/04), em Itapoã.

A rede de serviços que leva saúde, educação, lazer e cidadania para mulheres de todas as regiões do DF teve início em março e se estenderá por todo o ano. “A repercussão foi excelente. Até o fim de 2011 teremos ido a todas as cidades do DF”, estimou a secretária da mulher, Olgamir Amâncio.

Uma das mulheres atendidas no balcão da FAJ foi a bombeiro civil Maria Araújo. “Tenho uma ação que corre no Tribunal de Justiça há seis anos. Não entendo o porquê da demora”, relatou. Maria foi atendida pela advogada Cláudia Alvez Motta Santos que se disponibilizou a analisar o caso.

Ambas, a bombeiro e a advogada, trabalham como voluntárias no evento. “Ajudar a quem precisa é o que me motivou”, contou Maria, que tem cursos de primeiros-socorros, brigadista e socorrista. A advogada, por sua vez, disse que a profissão que escolheu só a conquistou no decorrer do curso de Direito. Mas as razões para o voluntariado não diferem. “É importante ajudar. Creio que é algo inerente à própria advocacia”.

Itapoã é uma das regiões mais carentes do DF e atualmente sofre com a violência. Nasceu como uma invasão, em 2001, e posteriormente foi incorporada à administração do Paranoá. Em 2005 foi elevada à condição de Região Administrativa do Distrito Federal (RA XXVIII).

Também integraram a equipe da FAJ os advogados Suelayne Moltalvão, Marcilene Velozo da Silva e José Assuero de Siqueira Neto. No próximo sábado (07/05), a ação será realizada no Varjão. No mesmo dia, os advogados voluntários da FAJ atenderão na ação social da comunidade cristã Ministério da Fé, no projeto “Sim para a Família”, das 9h às 17h. A ação será na rua da feira permanente, próximo ao centro de Taguatinga.

Confira os locais das ações da Rede Mulher Cidadã até o fim do ano:

Maio 07 de maio Varjão
Maio 21 de maio Sobradinho
Junho 04 de junho Brazlândia
Junho 18 de junho São Sebastião
Julho 02 de julho Zona Rural
Julho 30 de julho Recanto das Emas
Agosto 13 de agosto Arapoanga
Agosto 27 de agosto Riacho Fundo II
Setembro 10 de setembro Planaltina/GO
Setembro 24 de setembro Santa Maria
Outubro 08 de outubro Zona Rural
Outubro 22 de outubro Gama
Novembro 19 de novembro Vicente Pires
Novembro 26 de novembro Samambaia

Reportagem – Demétrius Crispim
Foto – Valter Zica
Assessoria de Comunicação – OAB/DF