Fecomércio-DF e Clube de Engenharia: Campanha “O DF é da Gente” ganha força e adesões

A Campanha “O DF é da Gente”, promovida pela Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), iniciou a semana já com duas relevantes adesões. Na tarde desta quarta-feira (22/03), o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., se reuniu com o presidente do Clube de Engenharia de Brasília (CEnB), Artur Milhomem. Na ocasião, os representantes do CEnB demonstraram apoio à iniciativa.

“Temos dialogado sobre a nossa preocupação com o Fundo Constitucional. Estamos juntos com a OAB/DF nessa Campanha e podem contar conosco”, afirmou Artur Milhomem.

Também participaram do encontro representando a OAB/DF o secretário-geral, Paulo Maurício Siqueira, e o conselheiro seccional Inácio Alencastro.

“A adesão destas instituições tão tradicionais e representativas bem demonstra a força da nossa campanha, que visa garantir a manutenção da autonomia do DF e a preservação do princípio federativo. Não podemos aceitar qualquer retrocesso das garantias constitucionais de bem cuidar da nossa população. Seguiremos na luta para propagar que o ‘DF é da Gente’, enfatizou o secretário-geral.

Em concordância, Inácio Alencastro reforçou a importância da ação. “É extremamente importante a união de toda a sociedade civil organizada, representantes de outras profissões e entidades em prol do nosso Distrito Federal.”

Na oportunidade, também foi assinado um termo de cooperação entre as duas entidades com o objetivo de troca de experiências.

Fecomércio-DF

Nesta terça-feira (21/03), Délio Lins e Silva Jr. recebeu o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire. A entidade foi a primeira do setor produtivo a apoiar a campanha, que tem o objetivo de evitar o retrocesso com a federalização e conscientizar a população sobre os prejuízos que podem ocorrer com a perda da autonomia política e financeira da capital do país.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF ressaltou a relevância da iniciativa. “A parceria tende a crescer entre nós do setor produtivo, que sabemos a importância do Fundo Constitucional para o desenvolvimento do DF. Seria um grande retrocesso se perdêssemos esses recursos e não tivéssemos gerência sobre nossas policias.”

Na ocasião, o presidente da OAB/DF detalhou que o valor estimado do FCDF neste ano é de R$ 22,9 bilhões. “É um dinheiro empregado na manutenção da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de serviços públicos de saúde e de educação”.

Ele completa que a intervenção temporária na segurança pública, decretada após os atos de depredação na Praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro, estão superadas, e nada justifica quaisquer intenções ou ações que abalem a autonomia do DF.

Sob sugestão do presidente da Fecomércio-DF, a campanha deverá ser lançada, oficialmente, no dia 21 de abril, durante o aniversário de Brasília. Até lá, é esperado o apoio de outras entidades e personalidades.

Também participaram da reunião a presidente da Subseção Gama e Santa Maria, Graciela Slongo e o presidente da Comissão de Direito Urbanístico e Regularização Fundiária, Leonardo Serra.

Graciela Slongo elogiou a iniciativa. “Mais uma vez, a OAB/DF como guardiã do Estado Democrático e sendo seu papel essencial à administração da justiça, reunirá e fortalecerá a sociedade em prol de um DF verdadeiramente nosso, da gente.”

Leonardo Serra endossou a relevância da Campanha. “É uma iniciativa fundamental para demonstrar união em prol do Distrito Federal e de sua população.”


Fotos: Eduardo Brás
Comunicação OAB/DF