Felipe Santa Cruz dá as boas vindas a 87 novos inscritos da OAB/DF

Oitenta e sete bacharéis receberam da OAB/DF nesta terça-feira (19/11) a carteira de advogados e advogadas em uma cerimônia especial. Os novatos foram recepcionados pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, que foi o paraninfo da solenidade.

“Toda cerimônia de compromisso, é uma renovação, é uma cerimônia de passagem de tocha, uma corrida de revezamento”, saudou Santa Cruz, da tribuna do auditório mais antigo da Seccional. “Nós temos plena convicção da importância desta cerimônia, porque ela não nos sai do coração. Eu sempre vou me lembrar que eu trouxe meus familiares para receber minha carteira lá no distante ano de 1997”, recordou.

Santa Cruz destacou em seu discurso a importância o Exame de Ordem, as qualidades dos bons advogados e advogadas e o papel da OAB. “A partir de hoje temos um pacto: não vamos lembrar das ofensas que trocamos em virtude do Exame de Ordem. Ele é a chancela que faz com que vocês saiam daqui com selo de qualidade”, disse, ressaltando, em seguida, que conhece as dificuldades. “Sei que foram noites mal dormidas, reprovações, mas não há nada mais típico na advocacia do que perder e começar de novo. É árida nossa profissão, mas é feita também de momentos como este: de reconhecimento ao talento e à trajetória de cada um”, completou.

O titular da Ordem alertou que o mercado está em crise, mas, ao mesmo tempo, cresce 20% ao ano e hoje mobiliza R$ 50 bilhões, a ponto de ser objeto de cobiça de escritórios internacionais que se mobilizam para ocupar este mercado brasileiro. “Ocupem vocês”, convocou. “Esta ainda é a terra das oportunidades para aqueles que querem transformá-la”.

Para Santa Cruz, “chegar à advocacia num momento de crise é também chegar num momento de grandes oportunidades de transformação”. “Os senhores saem daqui e há uma família em crise econômica precisando de um bom advogado; há um empresário e há um trabalhador buscando direitos; há milhares de presos no caótico sistema penitenciário brasileiro pedindo que alguém acredite na sua liberdade, não na sua plena inocência, mas na sua humanidade e no seu direito à defesa, ainda que culpado. Em cada rua e em cada esquina há um cliente potencial”, afirmou.

Santa Cruz pediu aos novatos que atendam estes clientes com paixão. “A única coisa que vejo triste é quando encontro advogado sem paixão, que não entendeu o que acaba de jurar; que não entendeu que tem de defender os direitos humanos, os direitos sociais; que não compreendeu a força da Constituição; que a advocacia é a profissão do “alto lá, onde estão as provas?”; que não compreendeu que advogado é sim quem cobra do Judiciário celeridade, imparcialidade, proporcionalidade da pena, garantia do direito de quem não tem; que cobra que o Judiciário siga a lei. Para isso tem de se ter paixão”, destacou. Confira o discurso completo.

 

A oradora da turma, Daniela Vitorino, falou de sonhos, obstáculos e superação ao representar os colegas. “Este momento é a concretização de algo sonhado durante muito tempo, mas a caminhada de todos até aqui não é nada fácil. Foram muitas abdicações e dificuldades enfrentadas, mas se sonharmos, acreditarmos e lutarmos é possível realizar tudo aquilo que quisermos. Hoje somos a prova disso”, disse.

Daniela Vitorino apontou a advocacia como uma das carreiras mais nobres da sociedade. “O advogado presta serviço público e exerce função social, sendo a sua atuação imprescindível aos interesses da coletividade”, pontuou. E frisou: “os fatos antes apenas acadêmicos serão reais partir de agora, envolverão a história das pessoas, suas necessidades, perspectivas, sonhos e esperanças, tudo à espera de uma boa atuação profissional, razão pela qual devemos encarar a missão com muita seriedade, responsabilidade e compromisso, sempre nos colocando no lugar do outro e fazendo tudo o que gostaríamos que fizessem por nós”, afirmou.

A nova advogada defendeu que a ética, o respeito, a humildade e a gentileza devem sempre prevalecer em qualquer circunstância. “O amor, a coragem, a fé e o trabalho árduo nos trouxeram até aqui, cabendo a nós daqui por diante dar continuidade e prosseguir em direção a realização dos nossos objetivos, sempre com autocontrole e preparo”.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva, que conduziu o juramento junto com outros 20 representantes da Seccional presentes à mesa, entre membros da diretoria, de comissões temáticas e subseções, além de conselheiros federais, ressaltou que, apesar das dificuldades apontadas pelo presidente Santa Cruz e por Daniela Vitorino, sempre haverá espaço para o bom profissional. “A advocacia passa por grandes mudanças, mas quem estuda, quem está disposto a enfrentar os desafios e tem a ética como valor primordial, não ficará de fora deste mercado”, afirmou ele, que agradeceu o presidente da Ordem por aceitar o convite da OAB/DF para recepcionar os novos advogados e advogadas.

A conselheira federal, Raquel Cândido, também deixou um recado aos novatos: “aproveitem o que Ordem oferece a vocês. Além de espaços e serviços de apoio aos advogados e advogadas, temos uma série de programas voltados para a jovem advocacia. Queremos que vocês alcancem os espaços que desejam com a melhor formação possível e trabalhamos diuturnamente para isso. Não deixem de usar este espaço, ele é de vocês”.