Inteligência artificial e o Direito são tema de encontro na OAB/DF

Brasília, 15/05/2015 – A Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB/DF promove, na quinta-feira 28/05, a palestra A inteligência artificial e o direito. Paradigmas para o futuro, na sede da Seccional. Como o próprio nome deixa claro, a Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que tem como foco elaborar dispositivos que simulem a capacidade de raciocínio humano. O objetivo é elaborar máquinas que, mais do que simplesmente seguir rotinas pré-programadas, sejam capazes de aprender a desempenhar suas tarefas de forma mais eficiente e consigam se adaptar a novos ambientes.

O presidente da comissão, Felipe Bayma, destacou que o objetivo do evento é discutir os paradigmas futuros quanto a esse tema atualmente muito relevante na área de tecnologia e na área jurídica, que é o auxílio da inteligência artificial nas funções jurídicas brasileiras. “Até que ponto essa interferência é benéfica e quais os limites que serão impostos nessa relação? A inteligência artificial será simplesmente um instrumento de auxílio na função da jurisdição ou ela pode substituir a atividade-fim? Essas e outras questões serão respondidas na palestra”, disse.

A Seccional recebe o palestrante Cauê Zagnetto, mestre em Engenharia Mecatrônica – Visão Computacional/ Inteligência Artificial pela Universidade de Brasília, coordenador de curso de graduação de sistemas de informação, professor da Faculdade projeção e pesquisador do Bit Group – Grupo de Pesquisa em Biometria e Processamento de Imagens (UnB).

As inscrições podem ser feitas pelo site da OAB/DF, na página de eventos. Os participantes receberão certificação em contrapartida à doação de uma lata de leite em pó. Os donativos serão enviados a instituições de caridade. Informações: (61) 3035-7243 ou [email protected]. O evento é aberto a estudantes, professores, pesquisadores e interessados em geral.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF