Luta pela democracia foi destaque em solenidade de entrega de carteiras

A importância da democracia marcou a solenidade de entrega de carteiras na tarde dessa segunda-feira (22). Jacques Veloso, secretário-geral da OAB/DF, ressaltou que a profissão da advocacia requer empenho, tempo, estudo, dedicação e muito trabalho. “Nesse momento nós somos chamados a defender o nosso país, a nossa democracia”, afirmou Veloso.

A oradora da turma, Thaís de Vasconcelos Pina, destacou que os novos advogados devem fazer a diferença e utilizar, incansavelmente, todos os meios para ver a Justiça prosperar para a sociedade.“Somos a personificação da justiça, representamos a esperança para os menos favorecidos, a voz que pode ser ouvida pelos julgadores. Somos os que atacam e defendem as afrontas aos direitos. A sociedade merece, precisa e clama por uma Justiça célere, imparcial e ética. Não desistam nunca de seus ideais e defendam com galhardia e brilhantismo a nossa sociedade”, finalizou.

O paraninfo, Ulisses Schwraz Viana, afirmou que é um tempo de desafios para advocacia, pois a mesma tem sido atacada e muitas vezes incompreendida. “O direito de defesa se torna algo questionável em nosso país, as garantias fundamentais começam a ser flexibilizadas, o que torna cada vez mais difícil o nosso ofício”, disse ao completar que “é um tempo de coragem o tempo que conclamam os senhores. Um tempo de esperança e de luta pela democracia, pelos direitos fundamentais. Essa nova geração de advogados vem somar força a nossa Ordem, na nossa Casa, é aqui que nos unimos e estamos juntos”, finalizou.

Compuseram a mesa de solenidade o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso; o paraninfo Ulisses Schwraz Viana; o diretor-tesoureiro da OAB/DF, Antonio Alves; a diretora da CAA/DF, Daniela Ferretto Caetano; o presidente da Subseção do Núcleo Bandeirante, Sebastião Duque; a vice-presidente da Subseção de Taguatinga, Andressa de Paiva Pelissari; a conselheira e secretária-geral do TED, Renata Viana; os conselheiros Fernando de Assis e Luiz Gustavo Muglia, Giordana Carneiro; a secretária-geral da Comissão da Mulher Advogada, Nilza Brandão; o presidente da Comissão da OAB Jovem, Bruno Gabriel de Lima Rodrigues; o presidente da Comissão de Concursos da OAB/DF, Maurício Nicássio; o presidente da Comissão de Comunicação e Eventos, Francisco Wellington; o conselheiro jovem, Hugo Queiroz Alves.