Miguel Reale Júnior estará na V Conferência dos Advogados do DF

O advogado, professor de Direito da USP e ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior confirmou presença na V Conferência dos Advogados do DF. Miguel Reale Júnior apresentará o painel “O segredo de justiça e o interesse público” ao lado do jornalista e bacharel em Direito Carlos Chagas. O painel está marcado para o último dia da Conferência, 11 de agosto, às 9h no auditório externo do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Perfil

MIGUEL REALE JÚNIOR, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), é advogado e professor titular de Direito Penal da Faculdade de Direito da USP. Foi secretário da Administração (governo Covas) e secretário da Segurança Pública (governo Montoro) do Estado de São Paulo. Atuou como ministro da Justiça em 2002. É autor de uma extensa bibliografia.

Foi membro do Conselho da OAB-SP (1974-1977), Conselheiro e Presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (1977-1978), membro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (1979-1983). O jurista é membro honorário do Colégio de Advogados da República Argentina. Foi membro de elaborações legislativas de grande importância como a elaboração do Anteprojeto de Parte Geral do Código Penal e do Anteprojeto da Parte Especial do Código Penal, do Anteprojeto do Código de Processo Penal, do Anteprojeto da Lei das Execuções Penais, entre 1980 e 1984.

Sua atividade profissional, tanto no campo político quanto jurídico, rendeu homenagens como a Comenda da Ordem do Rio Branco, no grau de Grande Oficial;a Medalha de Direitos Humanos outorgada pelo Presidente da República (1998) e Prêmio de Direitos Humanos do Centro Alceu de Amoroso Lima para a Liberdade (1999).