Nota da OAB/DF em homenagem a Lyda Monteiro

Hoje é o Dia Nacional de Luto na Advocacia Brasileira. A Presidência e a Comissão da Memória e da Verdade da OAB/DF prestam homenagem a Lyda Monteiro.

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil instituiu o Dia Nacional de Luto na Advocacia Brasileira. A data, 27 de agosto, relembra um dos episódios mais tristes da nossa Ordem.

Em 1980, quando se iniciava o declínio do regime militar, um atentado a bomba matou a secretária da presidência Lyda Monteiro da Silva, na sede da OAB, no Rio de Janeiro. O artefato foi enviado por meio de uma carta endereçada ao então presidente nacional Eduardo Seabra Fagundes.

Naquela época, a OAB liderava forte movimento da sociedade civil para o fim do regime autoritário e retomada da democracia brasileira. Foi uma das vozes mais contundentes nas denúncias da sistemática violação dos Direitos Humanos de opositores políticos ao regime.

Hoje, 40 anos depois, muitas perguntas ainda não foram satisfatoriamente respondidas, retrato de um país que ainda não passou a limpo sua história. Uma delas é justamente a nunca esclarecida autoria do atentado que matou Lyda, profissional que dedicou 42 anos de sua vida à instituição.

Por essa razão, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal, por meio da Presidência e da Comissão da Memória e da Verdade, congratula-se com o Conselho Federal por iniciativa tão relevante. O luto é necessário para curar feridas.

Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça.

Presidência da OAB/DF

Comissão da Memória e da Verdade