Nota de falecimento – Ada Pellegrini Grinover

É com pesar que a diretoria da Seccional da OAB do Distrito Federal comunica o falecimento da professora Ada Pellegrini Grinover. Grande jurista, processualista, Ada defendeu algumas das maiores alterações em nosso sistema, como as ações coletivas. Além disso, foi vice-presidente da OAB Seccional de São Paulo, na gestão Rubens Approbato Machado, e diretora da Escola Superior de Advocacia de São Paulo (OAB/SP).

Jacques Veloso de Melo, secretário-geral da OAB/DF, lamenta a perda da colega. “É uma notícia triste para todos nós, pois ela deixou nesses muitos anos de militância na área acadêmica marcas indeléveis no mundo jurídico, sendo um exemplo de produção intelectual de alta qualidade”.

Estefânia Viveiros, ex-presidente da OAB/DF, relembrou que Ada esteve presente na VI Conferência dos Advogados do Distrito Federal, promovida pela OAB/DF em 2008, em sua gestão. Na conferência, Ada defendeu que o Poder Judiciário pode exercer o controle das políticas públicas para aferir sua compatibilização com os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil e que esse controle não fere o princípio da separação dos Poderes, entendido como vedação de interferência recíproca no exercício das funções do estado.

Estefânia lamenta a grande perda para o direito, uma vez que “a professora Ada realizou uma belíssimo trabalho durante sua vida, com indiscutível competência ao escrever inúmeras obras jurídicas, sendo a professora dos professores”.

Carolina Petrarca, conselheira Federal, conta que foi aluna da professora Ada na pós graduação. Carolina destaca que a professora foi mestre de várias gerações de advogados, deixando um exemplo de ética, comprometimento e excelência. “Sem dúvida, Ada foi uma das maiores doutrinadoras do país e deixa uma contribuição efetiva no direito processual civil e penal brasileiro”.

O velório será nesta sexta-feira (14), das 18h às 22h sendo retomado neste sábado (15), das 9h às 14h, no “Funeral Home”,  em Bela Vista, São Paulo (Rua São Carlos do Pinhal n. 376). Seguido da cremação no Horto da Paz (Rua Horto da Paz 191, Potuverá, Itapecerica da Serra).

Foto: Revista Espaço Aberto