Nova diretoria da OAB/DF tomou posse nesta terça-feira (1º)

Délio Lins e Silva Junior tomou posse nesta terça-feira (1º) como presidente da OAB/DF. A diretoria formada pela vice-presidente Cristiane Damasceno, pelo diretor-tesoureiro Paulo Maurício Braz Siqueira, pelo secretário-geral Marcio de Souza Oliveira e pela secretária-geral adjunta Andrea Saboia Fonseca, os conselheiros Seccionais e as diretorias da Caixa de Assistência dos Advogados (CAADF) e das subseções também foram empossados na solenidade.

Em seu discurso, o presidente da Seccional destacou que a Ordem “está pronta para liderar qualquer luta legítima contra o abuso, pronta para restabelecer seu papel histórico e para continuar trilhando seu papel com independência, força, altivez e a coragem necessária para enfrentar os desafios que aparecerem”. Délio Lins e Silva Junior ainda ressaltou que o legado que pretende deixar é o de uma gestão formada por “pessoas que se dedicaram a uma causa e fizeram algo diferente, promoveram uma mudança de comportamento e de paradigma e trouxeram um novo tempo para o Sistema OAB”.

Ele também pontuou que antes mesmo de tomar posse fixou a menor anuidade do país para a advocacia iniciante, “o que nos leva a acreditar que conseguiremos ir além do prometido”. O presidente ainda falou sobre a proporcionalidade de homens e mulheres na composição do Conselho Seccional. “Que nós, 50% de conselheiros e 50% de conselheiras (pela primeira vez na história da OAB no país), membros das comissões, diretorias da CAADF, da FAJ, do Clube e especialmente das subseções, consigamos liderar a união da classe em torno da bandeira única a ser hasteada: a defesa da advocacia. Estamos aqui para fazer a melhor gestão que a Ordem já viu”, afirmou.

A vice-presidente Cristiane Damasceno agradeceu àqueles que apoiaram e acreditaram na chapa Independência na Ordem. “Sempre tive a mais absoluta certeza de que chegaríamos até aqui. Quero agradecer todos aqueles que andaram com a gente nesta caminhada e à advocacia do DF que nos colocou aqui. Nós temos nesta gestão mulheres destemidas que não medirão esforços para cumprir com todos os compromissos que assumimos. Faremos nosso melhor pela advocacia do Distrito Federal.

Despedida – Juliano Costa Couto se despediu da Presidência da Seccional com um discurso emocionado. “Agradeço à minha esposa, meus filhos, minha diretoria, à diretoria da CAADF, à diretoria das subseções, aos valorosos membros das comissões, aos funcionários da Ordem e ao meu Conselho Seccional”, disse. “Fizemos uma administração democrática e justa. Acredito que honramos a Casa da liberdade, da advocacia e do Direito. Nossa administração foi de muita luta e muito trabalho. Reformamos as dependências do Clube, reformamos e inauguramos três Escritórios-Modelos, reformamos e inauguramos novas subseções. Iniciamos o projeto OAB Itinerante. Fortalecemos nosso quadro funcional com o plano de cargos e salários de nossos funcionários. Mantivemos a anuidade como uma das mais baixas do país. Tivemos as contas aprovadas com louvor pelo CFOAB. Saio, assim, com o sentimento de dever cumprido”.

O último ato da solenidade foi as breves palavras do secretário-geral adjunto do COnselho Federal da OAB, Marcelo Galvão. “Em nome do presidente do CFOAB, Claudio Lamachia, quero dizer que o Conselho Federal dará todo o apoio necessário para que essa gestão seja profícua e alcance todos os seus objetivos”, disse.

Presenças – Além da nova diretoria empossada, compuseram a mesa o ex-diretor-tesoureiro, Antonio Alves; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otavio de Noronha; o controlador-geral do DF, Aldemário Araújo; o secretário-geral adjunto do CFOAB, Marcelo Galvão; o ex-conselheiro Federal da OAB, ex-conselheiro Seccional e ex-presidente do TED, Délio Fortes Lins e Silva; a presidente da ABRAT, Alessandra Camarano; os membros honorários vitalícios da OAB/DF, Safe Carneiro e Francisco Lacerda; os desembargadores do TJDFT Roberval Belinati e Diaulas Costa Ribeiro; o desembargador do TRE/DF, Jackson Domenico; o ex-conselheiro da OAB/DF, Antonio José Naufeu; e o ex-deputado distrital Raimundo Ribeiro.