OAB/DF celebra 62 anos de história, lutas e conquistas

Ao som da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) comemorou 62 anos no Cine Brasília na noite desta quarta-feira (25/05). Os participantes do evento foram recebidos pelo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, e pelo presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr. Na ocasião, antes do concerto e das falas oficiais, foram exibidos vídeo institucional e uma homenagem aos advogados e advogadas falecidos em razão da Covid-19.

Beto Simonetti destacou em sua fala a alegria de participar do aniversário de uma instituição que ele considera fundamental. “Hoje é dia de celebrar a vida, dia de celebrar 62 anos de existência desta Seccional que tem superlativa importância no cenário da advocacia nacional. É uma seccional que a história fala por si só. É uma história de luta e resistência feita e constituída por homens e mulheres abnegados em prol das grandes pautas da advocacia.”

Simonetti lembrou, ainda, do desafio enfrentado pelo mundo inteiro com a Covi-19 em contraste com os tempos atuais, em que a esperança se renova. “Festejar a vida é festejar a esperança desses dias que se iniciam pós-pandemia e que se materializam hoje, com a memória e o respeito àqueles que foram tirados de nós durante esses dois anos que nos afastaram, mas que a partir de hoje, vivamos novos dias e que essa possa ser a realidade do mundo hoje. Viva a advocacia do Distrito Federal, viva a OAB/DF.”

O presidente Délio agradeceu a presença de todos e expressou a satisfação em ter reunida a advocacia depois de dois anos pandêmicos e tantos desafios superados, sempre com muito trabalho e esforço. “É uma alegria enorme estar aqui celebrando os 62 anos da OAB/DF. Gostaríamos de ter celebrado os 60 anos, no nosso primeiro ano de gestão, não conseguimos em razão da pandemia, mas o que importa é que hoje estamos aqui reunidos. Quero agradecer a advocacia, todos os nossos conselheiros e conselheiras, presidentes e diretores de subseções, membros de comissões, advogadas e advogados que não fazem parte do dia a dia da OAB/DF, mas que estão aqui presentes prestigiando o aniversário da nossa Casa.”

Délio recordou, também, do valor histórico da OAB/DF para a construção de uma realidade mais justa e uma advocacia valorizada. “Agradeço de coração a todos vocês que participaram desses 62 anos da nossa Casa, sejam os presentes hoje, sejam os que estão presentes de coração e que ao longo desses anos deixaram a sua parcela de contribuição e legado para que essa Casa seja tão respeitada e lutadora pela advocacia e pela sociedade. Parabéns OAB/DF, parabéns advocacia do DF.”

A vice-presidente, Lenda Tariana, celebrou não só os 62 anos da Casa, mas também um novo tempo, em que é possível confraternizar e compartilhar a mesma alegria e esperança. “Foi um evento lindo, com a retomada das comemorações e, por isso, tem uma simbologia especial desse período pós-pandemia em que as pessoas estão voltando a confraternizar. E com essa festa, a OAB/DF marca 62 anos de história e influência na nossa Capital Federal, com sua relevância e o seu legado pela defesa da advocacia e da sociedade.”

O secretário-geral, Paulo Maurício Siqueira, destacou o simbolismo da comemoração em um local que também é um ícone do cenário cultural do DF. “É uma noite marcante, com uma celebração à altura dos nossos 62 anos no Cine Brasília, que é um lugar tão emblemático para a nossa Capital Federal e com a orquestra que também é tão marcante para a cultura da nossa cidade. É uma noite memorável para celebrar com música e com alegria.”

Rafael Martins, diretor-tesoureiro, destacou a transição da pandemia para tempos mais flexíveis e a possibilidade de comemorar e confraternizar. “É um momento muito especial para nós, que estamos saindo de uma pandemia, e celebrar com muita alegria tudo que foi conquistado ao longo desses 62 anos de história, de luta e de conquistas. Então é muito marcante comemorar com a advocacia todo esse fortalecimento.”

Roberta Queiroz, secretária-geral adjunta, disse que “é um momento de união e confraternização, principalmente por ser um momento pós-pandêmico. Também é um momento para recordar a história da OAB/DF, desde o começo, os enfrentamentos e encorajamento que a OAB/DF sempre teve na construção da história de Brasília”.

A diretora de Comunicação, Raquel Cândido, considerou o evento um sucesso, à altura do valor histórico da Seccional e da Capital Federal. “Foi uma noite de celebração, de encontros, de abraços e de muita emoção. No histórico Cine Brasília, com a esplêndida orquestra do Teatro Nacional, todos nos sentimos engrandecidos, por termos celebrado a OAB/DF com o carinho que ela merece. Que noite inesquecível!”

O diretor de Prerrogativas, Newton Rubens, destacou o simbolismo da comemoração. “São 62 anos de muita história e muita luta pela sociedade. A Ordem é isso, não é só defesa da classe. É defesa da classe, da cidadania e da democracia. Com muito orgulho, parabenizamos a Ordem e congratula toda essa história.” 

Lívia Caldas, diretora de Igualdade Social e Racial, pontuou a essência da Seccional. “A OAB/DF é mais que uma instituição de classe. É uma entidade com papel fundamental para a democracia. Então é muito relevante comemorar a existência e o fortalecimento da OAB/DF.”

A advogada, jornalista e apresentadora de tv, Bernadete Alves, prestigiou o evento e parabenizou a OAB/DF pelos 62 anos de legado. “A OAB/DF surgiu praticamente junto com a construção da cidade e depois se transformou nessa grande potência, que é a Casa da advocacia. Hoje já está com mais de 70 mil profissionais da área do Direito e que orgulham o Brasil pelo trabalho que estão fazendo na capital federal e, também, se destacando como professores universitários.  Muitos ministros se aposentam e vão pegar a sua OAB para poder advogar. Ou seja, eles também valorizam a importância da nossa casa de advocacia.” 

Bernadete completou reconhecendo o trabalho realizado pela Seccional. “Eu quero, neste momento, parabenizar o presidente Délio, porque ele realmente abriu as portas da OAB/DF para toda a sociedade. Hoje a OAB tem muito mais voz do que tinha antigamente, eu que transferi a minha OAB para cá, que era do Rio Grande do Sul desde 1981, quando eu me formei advogada, transferi para cá em 88, e eu tenho acompanhado todo o crescimento, com todos os presidentes, e é um orgulho poder festejar 62 anos, junto com o aniversário da cidade. Então, parabéns ao presidente Délio, parabéns toda a diretoria e parabéns advogados que honram advocacia no Brasil”, finalizou.

O evento, organizado pela conselheira seccional e presidente da Comissão de Cultura da Seccional, Veranne Magalhães, rendeu elogios e a sensação de missão cumprida. Segundo ela, tudo foi pensado nos mínimos detalhes, inclusive o repertório, que foi escolhido em conjunto com o maestro e também advogado, Cláudio Cohen. 

“Fiquei muito feliz de estar à frente desse evento. Entregamos todo amor que temos pela Casa e pela advocacia nessa programação. Foi tudo preparado com muito carinho, então acho que a gente comemorou os 62 anos de uma forma grandiosa e cheia de significado. Fica o agradecimento a todos os envolvidos e que nos atenderam prontamente.”

OAB/DF

Atualmente a OAB/DF conta com 13 subseções e 46.357 advogadas e advogados inscritos. Délio Lins e Silva Júnior é o presidente reeleito e que assume a Seccional no triênio 2022-2024. No time da diretoria está a vice-presidente, Lenda Tariana; o secretário-geral Paulo Maurício Siqueira; a secretária-geral adjunta Roberta Queiroz e o diretor-tesoureiro Rafael Martins. Quatro diretorias foram criadas e conduzidas por: diretor de Tecnologia, Fernando Abdala; diretora de Comunicação, Raquel Cândido; diretora de Igualdade Social e Racial, Lívia Caldas e diretor de Prerrogativas, Newton Rubens.

Representando a Seccional do DF no Conselho Federal da OAB estão: Francisco Caputo; Cristiane Damasceno; Ticiano Figueiredo; José Dutra Júnior; Nicole Carvalho Goulart e Maria Dionne Felipe.

Outros veículos de imprensa também repercutiram sobre o aniversário da OAB/DF:

Blog da Bernadete Alves – https://bit.ly/3AxWtSw

Visão News – https://bit.ly/3NOkUhn

OAB Nacional – https://bit.ly/3yRqoUx

Conheça mais da história da OAB/DF aqui.

Confira as fotos do evento.

Texto: Esther Caldas
Fotos: Roberto Rodrigues
Comunicação OAB/DF – Jornalismo