OAB/DF dá início à XI Conferência Distrital da Advocacia 2023

Fotos: Roberto Rodrigues/OABDF

Chegou o grande dia! A XI Conferência Distrital da Advocacia 2023 teve início nesta terça-feira (26/09) no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha (Arena BRB). A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) reuniu advogados, juristas e renomados palestrantes para discutir “Advocacia, Tecnologia e Empreendedorismo”.

A mesa de abertura contou com as ilustres presenças do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; do presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti; do presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr.; da vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana; do presidente da CAADF e Concad, Eduardo Uchôa Athayde; do procurador-geral de Justiça do DF, Georges Carlos Fredderico; do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF, Roberval Casemiro Belinati; da procuradora-geral de Justiça do DF, Ludmila Lavocat Galvão; do desembargador do TJDFT, José Cruz Macedo; do defensor-público geral do DF, Celestino Chupel e da presidente da Subseção de Samambaia e coordenadora adjunta do Colégio de Presidentes, Elaine Rockenbach.

Fotos: Roberto Rodrigues/OABDF

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, defendeu a importância da Conferência para o debate de temas do universo jurídico. “É um momento muito importante para toda a advocacia, e eu tenho certeza de que será de grande êxito essa Conferência. A advocacia vai continuar firme nessa batalha de cuidar da sociedade como um todo,” disse.

Ressaltando o papel da liderança, Beto Simonetti enfatizou em seu discurso a responsabilidade de conduzir a Ordem dos Advogados do Brasil. “Dirigir a Ordem tem sido uma honra e uma missão extremamente difícil, que exige muita responsabilidade e ponderação”.  

Simonetti pontuou, ainda, a importância do bom senso: “Todos os temas que afetam a advocacia lidamos com responsabilidade e diálogo. E por meio do diálogo temos avançado em nossas pautas.”

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., em seu discurso, lembrou que o evento representa a retomada da “consagrada” Conferência Distrital, que foi interrompida devido à pandemia. “O coração, hoje, transborda de alegria por termos um evento como esse”, disse. Ele pontuou avanços expressivos na advocacia foram refletidos no planejamento da programação do evento. “Nós pensamos com todo cuidado na escolha dos convidados, para que, pela primeira vez na história, tenhamos a paridade de gênero respeitada. Nesta edição, acabamos tendo mais palestrantes mulheres do que homens”, afirmou.

Observando o compromisso da Ordem, Lenda Tariana destacou a nobre missão desempenhada pela OAB/DF. “Eventos e palestras são cuidadosamente planejados para conectar vocês com as inovações mais recentes na advocacia, para que possam transformar e fortalecer suas carreiras. Tenho certeza de que todos aqui estão construindo suas reputações e se dedicando ao participar desta Conferência”, avaliou.

Eduardo Uchôa Athayde falou do evento como um espaço de ‘aprendizado e networking’, e enfatizou que “o papel da Caixa de Assistência é esse, de apoiar a OAB, e o papel da OAB é exatamente criar políticas efetivas para o seu tempo. Os temas que serão tratados aqui representam coisas importantes, desfrutem disso, e que façamos a advocacia do Distrito Federal ainda maior.” 

A presidente da Subseção de Samambaia, Elaine Rockmenbach, expressou seu entusiasmo com a Conferência. “É muito gratificante ver tantas pessoas reunidas com o propósito de aprender e de se qualificar. E mais ainda porque sei que aqui tem muitos jovens advogados e uma boa parte pegou a sua carteira e passou a fazer parte dos quadros da OAB durante o período de isolamento da pandemia. Então, hoje, é uma data memorável, com uma Conferência desse porte, para discutirmos temas tão caros da advocacia, como liderança, empreendedorismo e tecnologia.”

Zico

A Conferência teve abertura com a palestra magna “Profissionalismo, Liderança e Superação”, ministrada por Zico, um dos maiores nomes do futebol brasileiro. Ao longo de sua apresentação, Zico detalhou a sua jornada, contando episódios marcantes de sua carreira no futebol e dos obstáculos que enfrentou. Reverenciou técnicos que marcaram sua trajetória, servindo de referência como liderança e profissionalismo. 

Fotos: Roberto Rodrigues/OABDF

Aprofundando-se no tema “Superação”, o ex-jogador enfatizou a importância de reconhecer as derrotas e enfrentar as adversidades como oportunidades de crescimento. Nesse contexto, contou como as frustrações podem ensinar, dando o exemplo da seleção brasileira de 1982, tida como um dos maiores times da história. “A gente não tinha conhecimento do que representávamos. Estive em outros países e sempre perguntavam como aquele time perdeu a Copa do Mundo da Espanha. A gente não tinha notícias da proporção da euforia no Brasil.”

Zico também explorou paralelos entre sua carreira no futebol e a liderança em diferentes contextos. Compartilhou pontos valiosos sobre o papel do líder, enfatizando a necessidade de inspirar e motivar equipes para alcançar metas ambiciosas. A coletividade foi um ponto destacado por ele. “O ‘nós' vem antes do ‘eu'. É preciso ter compromisso com a coletividade. Ninguém vence sozinho, em razão da ação de uma única pessoa. Então, a união é importante, seja nos momentos de vitória ou de derrota. Jogadas individuais podem decidir muitas partidas, mas são os times que conquistam os campeonatos.”

Relembrando as fases de liderado e líder, Zico compartilhou a experiência de conduzir um time, e de ser, ao mesmo tempo, um técnico e um ídolo. “Eu me preocupava em ser um bom líder, não em ser um ídolo ali, pois como líder eu precisava primeiro me enfrentar para poder entregar o meu melhor e honrar aqueles que confiaram em mim. Eu queria que os jogadores soubessem quem eles eram e o potencial que tinham.”

Painéis

O evento contou ainda com diversos painéis simultâneos que trataram de temáticas atuais para a advocacia. Dentre eles, a regulação das redes, empreendedorismo e novas áreas de atuação, crimes cibernéticos e fake news, inteligência artificial no Judiciário e na Advocacia e Law Techs.

Veja as fotos do evento

Comunicação OAB/DF — Jornalismo