OAB/DF discute parceria e avanços na relação institucional com a Seape


Com o intuito de estreitar laços e reconhecer o importante trabalho conjunto, a Diretoria da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) se reuniu nesta terça-feira (28/02) com representantes da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (SEAPE/DF) durante um café da manhã no edifício-sede. Os participantes da mesa discorreram sobre a parceria, os avanços e os desafios enfrentados no cotidiano dos policiais e da advocacia atuante no sistema penitenciário, especialmente em decorrência das prisões em massa devido a manifestação do dia 08/01.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., agradeceu o engajamento da Seape e destacou a boa relação institucional, que tem avançado no decorrer da gestão. “É uma alegria e uma honra recebê-los aqui. Somos parceiros, podemos ter pensamentos diferentes em alguns momentos, mas sempre buscamos atuar em conjunto e achar o melhor caminho. Aproveito para agradecer a dedicação da Seape, dos agentes penitenciários, da nossa advocacia e de todos que colaboram para que o trabalho seja o melhor possível. Nos colocamos à disposição.”

A vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, endossou o agradecimento e o reconhecimento pelo trabalho dedicado. “Estabelecemos um diálogo produtivo e com significativos avanços para toda a advocacia junto à Seape. Que essa relação seja profícua e fortalecida em prol da sociedade e da advocacia.”

Representando a Seape, o secretário de Administração Penitenciária do DF, Wanderson Teles, agradeceu o convite e a parceria. “Parabenizo os policiais penais pelo trabalho de excelência. Recebemos em três dias o que receberíamos em três meses, com as prisões em massa. Então, contamos com a OAB/DF que é uma grande parceira, pois a única forma de avançar é caminhar junto.”

O diretor de Prerrogativas, Newton Rubens, agradeceu a todo o sistema de Prerrogativas da OAB/DF e destacou os resultados do trabalho intenso durante o período das prisões em massa. “Reconhecemos a rotina desafiadora e que tem exigido de todos os envolvidos muita dedicação. Durante esse período, tivemos um recorde de atendimentos no sistema penitenciário, chegando a mais de 6 mil atendimentos, além da entrega de mais de 2 mil itens de cobal. E esse tem sido um trabalho contínuo e crescente. Em 2022 tivemos cerca de 105 mil atendimentos. Então, isso só é possível com a otimização da gestão e do trato com a advocacia. Alcançamos várias conquistas, entre elas a padronização do atendimento, com a implementação da portaria nº 56. Nosso Norte é focar na solução, e não no problema. Assim, avançamos juntos.”

Marcos Akaoni, coordenador de Prerrogativas no Sistema Penitenciário do DF, ressaltou a parceria e agradeceu o apoio da Seape. “Reconheço o trabalho ímpar de todos os envolvidos, que é aperfeiçoado em conjunto. O resultado tem sido recompensador, pois estamos vendo a evolução e os frutos dessa parceria.”

Também na tônica de agradecimentos e valorização, a presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da OAB/DF, Adrielle Brendha, ressaltou o bom desempenho dos profissionais da Seape. “Quero agradecer por todos os dias trabalhados com a mesma dedicação exemplar. Destaco que são profissionais com uma disciplina louvável.”

Andriele Bernardes, integrante da Subcomissão de Prerrogativas do Sistema Carcerário da OAB/DF, destacou o bom preparo dos profissionais. “Tem sido um trabalho incrível, que foi evidenciado em razão da repercussão do dia 08/01, mas que sempre foi de muito empenho. Estão todos de parabéns.”

Representando a Unidade Prisional Feminina, a coordenadora da Penitenciária Feminina do DF, Kamila Mendonça, destacou que o desafio gerado pelo dia 08/01 trouxe dois importantes ganhos. “Tivemos um afinamento da nossa relação institucional e um maior reconhecimento como profissionais. Então, que essa boa relação se mantenha, para sempre encontrarmos as melhores soluções. Sozinhos não fazemos nada.”

Marcelo Praxedes, diretor do Centro de Detenção Provisória II, relembrou a rotina intensa durante as prisões em massa. “Passamos quase 80 horas de trabalho ininterruptos, recebendo as pessoas. Nesse trabalho houve muita parceria e cumplicidade da OAB/DF, no qual somos muito gratos. E assim como a OAB/DF, estamos sempre à disposição.”


Comunicação OAB/DF – Jornalismo