Em mais um projeto para apoiar a advocacia jovem, o programa “Carreiras TEC”, da OAB/DF, busca criar condições para uma maior inserção dos profissionais no mercado da advocacia, bem como levar mais eficiência para os escritórios de advocacia

Esse programa, que terá uma série de ações ao longo do ano, começa com o “Curso de Inovação na Advocacia: casos práticos de tecnologia aplicada aos serviços jurídicos”. A formação oferecida pelo Carreiras TEC trará o que existe de mais moderno em tecnologia aplicada aos serviços da advocacia e, assim, servirá ao propósito da advocacia de alcançar novos espaços no mercado de trabalho.

O curso é destinado para advogados, estagiários e demais interessados em aprofundar conhecimentos nas relações entre Direito e Tecnologia, bem como sobre as inovações e ferramentas tecnológicas que estão transformando a prestação de serviços jurídicos. A formação contará com aulas teóricas e práticas e, no último módulo, os alunos desenvolverão projetos reais de implantação de uma tecnologia ou de um novo serviço jurídico em um escritório de advocacia. Essas atividades serão realizadas sob orientação de professores do curso. Essas atividades farão parte de um concurso de inovação em tecnologia aplicada ao serviço jurídico, cujas regras serão publicadas em breve.

Serão abordados não apenas o uso da tecnologia e de ferramentas em geral, mas também as estratégias para aplicação de inteligência artificial, automação de documentos, jurimetria, legal design, visual law (uso de elementos visuais para tornar o Direito mais claro e compreensível) e gestão de projetos, entre outros, aos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de órgãos e empresas.

O TEC foi uma iniciativa do Diretor de Comunicação e Tecnologia da OAB/DF, Fernando Abdala, desenvolvida no âmbito do projeto OAB-DF Digital, que tem por objetivo digitalizar a instituição e a advocacia do DF. Foi inspirada também no bem sucedido projeto, o programa Carreiras, que visa à empregabilidade da jovem advocacia em competências tradicionais do Direito – aperfeiçoamento em áreas como Direito Civil e do Trabalho –, bem como habilidades comportamentais. O Carreiras é coordenado pela vice-presidente da OAB/DF, Cristiane Damasceno, e pela conselheira federal Raquel Cândido. Já é realizado por meio de cursos, palestras e programas de mentoria.

O desenvolvimento e estruturação do primeiro Curso de Inovação e Tecnologia na Advocacia foi feito pela plataforma educacional FinTED, voltada a aprendizados em tecnologia aplicada e gestão para promover a integração entre esse conhecimento e as necessidades do mercado jurídico, que tem como diretor o professor Alexandre Zavaglia, e pela Escola Superior de Advocacia, liderada por Fabiano Jantalia, bem como teve o apoio do JusBrasil Academy.

“Empregabilidade é conceito-chave do Carreiras TEC. Queremos inserir advogados no mercado de trabalho. Essa formação que estamos oferecendo traz formação técnica e encaminhamento profissional. Queremos que o profissional tenha emprego. Esse é o aspecto essencial”, explica o diretor de Comunicação e Tecnologia da OAB/DF, Fernando Abdala, que é o coordenador-geral e idealizador do Carreiras TEC.

“O Carreiras TEC é uma iniciativa pioneira da OAB/DF e busca atender uma demanda do mercado e dos próprios advogados por um saber mais convergente com a nova realidade da advocacia, que é marcada pelo uso massivo da tecnologia e da incorporação de conhecimentos tecnológicos no dia a dia dos profissionais”, afirma o diretor-geral da ESA/DF, Fabiano Jantalia.

SOBRE O PRIMEIRO CURSO DO CARREIRAS TEC

“O uso de tecnologia na área do Direito e a inovação nos serviços jurídicos têm transformado a nossa profissão no mundo todo. O curso com a ESA/DF traz as novas soluções para a organização das milhares de informações nos processos, contratos e demais documentos jurídicos, para apoiar as atividades do dia a dia e a tomada de decisão, para gerar melhores resultados”, esclarece Alexandre Zavaglia, que é diretor da Finted e coordenador-geral do curso, profissional pioneiro no Brasil do uso de ciência de dados e inteligência artificial na área do Direito, com grande experiência no uso dessas novas tecnologias no universo jurídico.

Se saber usar as ferramentas é uma nova oportunidade, Zavaglia considera que não menos importante é entender quais são os caminhos e as inovações que podem apoiar os advogados na solução de um problema jurídico e para alcançar os melhores resultados. Por isso, as novas tecnologias são apenas ferramentas, que sempre dependem do conhecimento técnico dos profissionais de cada área.

A formação, portanto, tem uma carga horária extensa e o módulo final de projetos contará com a participação muito próxima da coordenação e de advogados convidados para uma mentoria especializada, para proporcionar os alunos o conhecimento e o ambiente para a criação de um projeto real de implantação de uma dessas tecnologias ou de novos serviços jurídicos em um escritório de advocacia.

DINÂMICA E OBJETIVOS DO CURSO

A capacitação será totalmente on-line e com aulas telepresenciais a partir de 2 de março, sempre às terças, quartas e quintas-feiras, das 19h30 às 22h, por meio da plataforma Zoom. A turma será limitada a apenas 70 (setenta) vagas. Ao todo, o curso terá 50 horas, entre aulas e atividades práticas orientadas. O link para as inscrições e mais informações sobre o curso podem ser obtidos no site da ESA/DF. O corpo docente será bastante diferenciado: todos os professores são especialistas em direito e tecnologia, e muitos deles são fundadores de novas startups com soluções focadas no mercado jurídico.

VALORES E VAGAS DISPONÍVEIS

Diante da relevância do curso, a ESA/DF e a FintED firmaram uma parceria com condições financeiras diferenciadas para a advocacia do DF. Enquanto outros cursos da ESA/DF têm desconto de 30% para recém-formados, esse primeiro curso do Carreiras TEC contará com um desconto diferenciado: advogados e estagiários inscritos na OAB/DF e que estejam com situação financeira regular terão desconto de 50% sobre o valor total do curso.

O investimento para o público em geral, sem desconto, é de R$ 980. Contudo, os advogados e estagiários inscritos na OAB/DF em situação regular, pagarão apenas R$ 490. Os valores podem ser divididos em até quatro vezes no cartão de crédito.

Para garantir a qualidade do curso, a turma será limitada: serão oferecidas apenas 70 (setenta) vagas. Após a formação da turma, os demais interessados terão de aguardar a desistência de inscritos ou, então, a abertura de novas turmas.

Não perca! Inscreva-se já!

SERVIÇO
Inscrições abertas para o “Curso de Inovação na Advocacia: casos práticos de tecnologia aplicada aos serviços jurídicos” do Carreiras TEC oferecido pela ESA/DF em parceria com a FintEd e apoio da JusBrasil Academy
Início: 2 de março
Dias: terças, quartas e quintas-feiras
Horário: 19h30 às 22h
Carga-horária: 50h
Informações: www.esadf.org.br/carreiras-tec

Comunicação OAB/DF