OAB/DF realiza evento de lançamento das obras completas de Luiz Gama

Nesta sexta-feira (17/03), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) promoveu lançamento das Obras Completas de Luiz Gama: Direito (1870-1875) e Crime (1877-1879), além das demais obras disponíveis, Democracia e Liberdade.

Promovido pela Comissão da Memória e da Verdade da OAB/DF, o evento buscou valorizar e difundir a história e o legado do advogado, jurista e jornalista brasileiro, que desempenhou um papel fundamental na luta contra a escravidão no país.

A mesa da celebração foi composta por Bruno Rodrigues de Lima, doutor em história do Direito pela Universidade de Frankfurt (Alemanha), Sônia Maria Alves da Costa, presidente da Comissão de memória e da Verdade da OAB/DF; Alisson Rafael de Souza Lopes, advogado e professor de história; Andreia Britto, secretária- geral Comissão de Memória e da Verdade; Laura Chaveiro, secretária-geral adjunta da Comissão de Memória e da Verdade; Marina Steinbruch, conselheira da Comissão de Anistia; Melne Martinéz Hernández, conselheiro e vice-chefe da missão da Embaixada de Cuba e Renato Amorim, analista do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Sônia Maria Alves da Costa, presidente da Comissão de memória e da Verdade da OAB/DF

Para Sônia Maria Alves da Costa, presidente da Comissão de memória e da Verdade da OAB/DF, as obras completas são o maior acervo de Luiz Gama e que, como mencionado, representa “a maior carta de liberdade das Américas,” pontuou Sônia.

Obras de Luiz Gama

Os livros, organizados por Bruno Rodrigues de Lima, contam sobre a vida e obra jurídica de Luiz Gonzaga Pinto da Gama, um poeta, jurista e abolicionista brasileiro que nasceu em 1830 e morreu em São Paulo em 1882.

Obras de Luiz Gama

Luiz Gama é considerado o único jurista brasileiro negro a ter vivido a escravidão e se tornou um autodidata, aprendendo a ler e escrever e dominando diversas línguas e conhecimentos. Ele escreveu uma obra jurídica abolicionista sem precedentes e considerado o patrono da abolição no Brasil.

As obras organizadas por Bruno Rodrigues de Lima é composta por onze volumes e apresenta toda a produção literária e jurídica de Luiz Gama. Atualmente, quatro volumes estão disponíveis para compra no site da editora Hedra, são eles: Direito, Crime, Democracia e Liberdade.

Bruno Rodrigues de Lima, autor das obras

Para o autor dos livros, “a leitura de Luiz Gama foi uma inspiração para me tornar advogado”, e a frase do poeta jurista ‘Quero que a lei seja uma verdade respeitada no foro de Belém de Jundiaí’ foi uma das que mais o marcou,” expressou Bruno.

Fotos: Eduardo Braz

Comunicação OAB/DF — Jornalismo