OAB/DF realiza II Congresso da Pessoa com Deficiência

Nesta sexta-feira (29/09), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), em parceria com as comissões de Direito Sistêmico, Direito dos Idosos e Direito da pessoa com Deficiência, realizou o 2º Congresso da Pessoa com Deficiência.

_OAB6449

O objetivo principal foi destacar os direitos das pessoas com deficiência e ressaltar a importância do desenvolvimento de meios de inclusão.

As palestras e rodas de conversa foram ministradas por advogados, professores e apoiadores da causa. O evento abordou temas fundamentais, como cultura inclusiva e acessível, o envelhecimento da pessoa com deficiência e seus cuidadores, o papel do direito sistêmico na advocacia em prol das pessoas com deficiência, a gestão de pessoas com deficiência e neuro diversas no mercado de trabalho, e enfatizou a importância da inclusão das pessoas com deficiência nas escolas regulares.

Durante o evento, contamos com a presença de cerca de 14 palestrantes. Entre eles, estavam: Leonardo Vieira Carvalho, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família do Distrito Federal (IBDFAM/DF), Samuel Fernandes Castro, conselheiro Titular do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (CODDEDE/DF), Phellip Alexander Alcantara Ponce, presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência do IBDFAM/DF, e Liane Martins Collares, assessora Técnica da Coordenação de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PROMODEF).

A presidente da Comissão de Direito Sistêmico e Conselheira Seccional, Marcela Furst, abriu o congresso ressaltando a necessidade de dar voz aos advogados com deficiência e conscientizar a sociedade sobre essa questão crucial. Ela destacou que “hoje temos advogados com deficiência assumindo um papel de protagonismo, trazendo conscientização sobre o tema. Muitos evitam discutir a questão porque acreditamos que não os afetam, já que nunca serão pessoas com deficiência. No entanto, como cidadãos, temos o dever de promover e debater a ampliação dos direitos das pessoas com deficiência.”

Segundo Marcela, o encontro “é uma oportunidade para falar sobre empregabilidade, inclusão, respeito, pessoa também idosa com deficiência.”

Observando a importância do evento, Gerson Wilder, presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência, afirmou: “estamos, mais uma vez, tentando, buscando reverberar os direitos da pessoa com deficiência. Direitos de deficiência não estão sendo respeitados porque o capacitismo ainda existe.”

Ele ressalta ainda pontuou a necessidade de assegurar os direitos das pessoas com deficiência “Temos que buscar uma consolidação desse direito porque também não importa ele existir de uma forma formal e não ser material. E explico, a lei existe, nós temos o estatuto, nós temos o estatuto distrital, mas a aplicabilidade e as políticas públicas para nós, PCDs, elas são efetivas?,” questiona.

A autora do livro “desejos & direitos da pessoa com deficiência” e membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Karinne Moura Wernik falou do impacto do seu livro e ressaltou a abordagem que ele traz. “Através da nossa obra, nós trazemos isso, nós mostramos diversos debates das pessoas, diversos falos, diversos depoimentos de pessoas com deficiência, falando do seu dia-a-dia, do desejo que elas têm, do que elas querem, do que elas almejam para as suas vidas,” pontuou.

Jéssica Marques, de 32 anos, é mãe de duas crianças especiais e veio de Goiânia para participar da Conferência. Ela expressou sua alegria e satisfação com o encontro. “Participar do Congresso foi uma experiência transformadora. Neste evento, encontramos não apenas conhecimento e conscientização, mas também uma rede de apoio e solidariedade que fortalece nossa luta por inclusão e igualdade. Este é mais do que um encontro, é um farol de esperança para um futuro mais inclusivo e acessível para todos,” avaliou.

_MVS3272

Também foi apresentado um desfile de moda inclusiva, com Pessoas com Deficiência (PCDs) encerrando o dia de discussões e reflexões sobre a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência.

Comunicação OAB/DF — Jornalismo