OAB/DF se reúne com suas comissões para discutir ações conjuntas entre elas

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou nesta semana uma reunião com suas comissões a fim de coordenar esforços em prol de um objetivo comum. Na pauta da reunião, estiveram em discussão ações conjuntas relacionadas a três temas: campanha contra a discriminação, coordenação de projetos junto às escolas e medidas que cada comissão pode tomar junto ao governo.

Durante a reunião, foram debatidas iniciativas para combater preconceitos e promover a igualdade de direitos para todos, assim como a coordenação de projetos em conjunto com as escolas, visando levar o conhecimento jurídico para estudantes e professores, bem como promover atividades que estimulem a cidadania e a defesa dos direitos humanos.

Além das discussões, a conversa também abordou as possíveis medidas que cada comissão pode tomar junto ao governo, incluindo ações para influenciar a elaboração ou a implementação de políticas públicas em áreas relacionadas ao direito, sempre visando ao interesse público e ao bem-estar da sociedade. É importante ressaltar que a participação ativa da OAB/DF e suas comissões no diálogo com o governo contribui significativamente para a construção de políticas mais justas e eficazes para a população.

Segundo o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr, “estamos dedicados em discutir ações conjuntas que fortaleçam não somente nossa instituição, mas também promovam o acesso à justiça de maneira equânime para todos.”

Lívia Caldas, diretora de igualdade racial e social, liderou a reunião e ressaltou que “as comissões da instituição já desempenham um papel importante no âmbito social.” A advogada, ainda, expressou que o encontro foi realizado “para pensarmos em esforços que podemos fazer conjuntamente, somando forças e ampliando o alcance de nossa atuação. Foi muito bom ouvir os presidentes e as várias ideias que podem ser executadas em parceria! Juntos somos maiores,” disse.

Segundo a declaração da presidente da Comissão de Relações Internacionais, Clarita Maia, foi constituído “um grupo de trabalho para o refinamento das propostas já levantadas e, em breve, ações sistêmicas serão tomadas, em modo colaborativo com todos os atores sociais.” Clarita enfatizou que “esse é um marco importante. A OAB, assim, promove diversos de seus deveres estatutários, todos eles sob o guarda-chuva dos comandos de proteção e promoção do estado democrático de direito.”

“A integração de comissões da OAB DF, se faz extremamente necessária para que se possa conseguir um melhor resultado em prol da sociedade civil. Diversas comissões temáticas possuem interligação em suas pautas e nada mais agradável do que o trabalho em conjunto, demonstrando uma OAB mais unida, mais forte e mais participativa”, completou o presidente da Comissão de Direitos Humanos Idamar Borges.

Comunicação OAB/DF — Jornalismo