OAB e advocacia mexicana celebram acordo de cooperação e intercâmbio

Brasília – Os presidentes nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, e da Confederação dos Colégios e Associações de Advogados do México, Visente Hernández Barrios, assinarão às 18h desta segunda-feira (17) convênio de intercambio, apoio e cooperação entre as entidades. A sessão de assinatura será realizada na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília, com a presença do presidente da Comissão de Relações Internacionais da entidade, Marcelo Lavocat Galvão.

Segundo Barrios, a intenção é, além de troca de experiências em matéria acadêmica, cultural e de intercambio de advogados, receber o apoio institucional da OAB quanto a alguns problemas que a entidade mexicana vem enfrentando, de falta de comunicação com o governo daquele país. “Estamos pedindo o apoio das entidades congêneres da America Latina para que tomem conhecimento e acompanhem os fatos”, afirmou o presidente da Confederação dos Colégios e Associações de Advogados do México, acrescentando que em alguns pontos o governo não tem respeitado as prerrogativas da advocacia.

Em reunião preparatória à assinatura do acordo, na manhã de hoje, o presidente da Confederação propôs que a OAB, representando o Brasil, “irmão maior da America Latina”, promova a assinatura de um convênio multilateral reunindo as organizações do México e dos países da America Latina. “Acredito que o Brasil deve tomar a liderança que corresponde ao país neste momento. Este pode ser um importante ponto de unidade para toda a America Latina”, afirmou Visente Hernández Barrios em reunião no gabinete da Presidência da OAB.

Barrios ainda convidou Marcus Vinicius Furtado e o presidente da Seccional da OAB do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, para participarem do Congresso Nacional da Confederação, que será realizado de 24 a 27 de julho na cidade mexicana de Chihuahua.

Fonte – Conselho Federal da OAB
Foto – Eugenio Novaes