OAB/DF apoia corrida que marca o Dia Internacional Contra a Corrupção

Brasília, 19/11/2012 – Em 9 de dezembro, às 9h, será realizada a 3ª Corrida e Caminhada `Venceremos a Corrupção`, promovida pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal (Sindilegis) e organizada pelo Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), com apoio da OAB/DF, da União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar) e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp). O evento, que acontecerá no Eixo Monumental, em frente à Torre de TV, marca o Dia Internacional Contra a Corrupção, instituído em 2003 pela Assembleia Geral da ONU.

É aberto para a participação de pessoas a partir de 16 anos, que poderão escolher entre os percursos de 5km e 10km, além da opção de uma caminhada recreativa de 1,1km, voltada para a participação daqueles que não têm preparo físico para um percurso maior.

São esperados cerca de 1.500 participantes, que terão liberdade para protestar contra a corrupção de diversas maneiras, como pinturas no rosto; camisetas; faixas; cartazes ou fantasias. Além da inscrição individual, que custa R$ 45,00, será possível a inscrição por equipes, a partir de 10 integrantes, com a seguinte bonificação:

10 a 19 inscritos – 1 inscrição gratuita

20 a 29 inscritos – 3 inscrições gratuitas
30 a 39 inscritos – 4 inscrições gratuitas
40 a 49 inscritos – 5 inscrições gratuitas
50 a 59 inscritos – 6 inscrições gratuitas e assim, sucessivamente.

A corrida tem o objetivo de mostrar a essência do trabalho dos servidores da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Tribunal de Contas da União, cuja base é a ética, o zelo e a responsabilidade.

Haverá uma estrutura preparada para receber os atletas, que poderão contar com guarda-volumes disponível no local largada e chegada da prova para todos os participantes inscritos; postos de hidratação, além da distribuição de água e isotônico com o kit atleta; seguro; posto médico equipado com o necessário para emergências; banheiros masculinos e femininos; e segurança da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Demais informações pelo site http://www.venceremosacorrupcao.com.br.

Em todas as edições da Corrida, participam também personalidades dos meios esportivo, artístico e político. No evento passado, estiveram presentes o governador do DF Agnelo Queiroz, o iatista Lars Grael, a corredora Carmen de Oliveira, o ator Marcelo Novaes e a atriz Suzana Pires.

O dia 9 de dezembro foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para promover a discussão de estratégias e mecanismos voltados ao combate mundial contra a corrupção nos aspectos público e privado, considerando seus impactos negativos para a execução de políticas públicas, para a concorrência em licitações, para a concessão de serviços, dentre outras áreas.

Reportagem – Esther Caldas

Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF