OAB/DF contribui para as festas de crianças e idosos

Brasília, 26/12/2011 – A OAB/DF levou solidariedade a crianças e idosos de quatro instituições no Varjão, Sobradinho e Asa Sul. As doações incluíram cestas básicas, panetones, doces, brinquedos, itens de higiene e limpeza. O material arrecadado pela Comissão da Mulher Advogada foi entregue na sexta-feira (23/12).

“Cumprimos um dever social como representantes da OAB e também como cidadãos. Esse dever não se resume às doações. Não basta entregar os alimentos. Temos de estar presentes para certificar que há bom tratamento, que as instalações são dignas, que têm higiene e, principalmente, se há amor para essas pessoas”, declarou a presidente da comissão, Maria Claudia Azevedo de Araujo.

Numa das instituições que receberam a visita da OAB/DF, o Lar dos Velhinhos São José, em Sobradinho, a responsável técnica Marisa Saldanha colocava o menino Jesus nos braços de Santo Antônio. A imagem pertence a uma senhora de 103 anos, a mais idosa da casa, e antes pertencera à avó dela. “Deixa eu te contar um caso. A minha neta tava com o casamento pra lá e pra cá. Aí chegou lá em casa e pegou o santo e só depois que se casou mesmo foi que trouxe de volta. Eu fiquei doida, sem saber onde ele tava”, recordou a centenária dona Edelgunda.

Agora, com o bebê amparado às mãos, a imagem retornou mais uma vez à sua devota, e Marisa, após executar mais uma de suas múltiplas tarefas no Lar, recebeu a doação da Ordem. “Nossos parceiros são mesmo a comunidade e entidades como a OAB”, disse ao contar sobre as dificuldades pelas quais a casa passa, inclusive tendo quase que fechar as portas.”Conseguimos contornar a situação reduzindo a meta de idosos atendidos de 60 para 45, mas teremos de fazer reformas”.

O dia de visitas e entregas de doações da OAB/DF se encerrou na Asa Sul, na creche Vida Positiva, que assiste crianças e adolescentes que vivem e convivem com HIV/Aids. A unidade conta com 44 famílias cadastradas para assistência, além de abrigar 17 crianças.

A coordenadora Vicky Tavares Dias contou que passou a se dedicar a essas famílias após testemunhar o preconceito sofrido por um amigo soropositivo. “Tinha a certeza no meu coração de que iria lutar para combater a doença e o preconceito. Depois disso acompanhei os últimos momentos de vários portadores em hospitais de Brasília. Essas pessoas só queriam segurar nas mãos de alguém, ganhar um abraço e um beijo antes de partirem. Só isso! Tão pouco…”

“Gostaríamos de ter arrecadado muito mais e ter ajudado mais gente, pois sabemos do tanto de pessoas que precisam”, observou Maria Claudia, da OAB/DF. “Mas, com essa pequena contribuição, sabemos que pelo menos algumas famílias ficaram mais felizes nesse final de ano e que algumas pessoas receberam o nosso abraço”.

Além do Lar dos Velhinhos São José e da creche Vida Positiva, foram visitados o Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, em Sobradinho, e a creche Criança Cidadã, no Varjão.

Creche Criança Cidadã – Varjão
Telefone: 3468 1984
e-mail: [email protected]

Creche Vida Positiva – Asa Sul
Telefone: 3034 0040
Acesse o blog: vibracoespositivashiv.blogspot.com

Lar dos Velhinhos São José – Sobradinho
Telefone: 3591 1051
e-mail: [email protected]

Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes – Sobradinho
Telefone: 3591 3039

Reportagem – Demétrius Crispim Ferreira
Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF