OAB/DF intermediará negociações para evitar greve dos árbitros do DF

A Comissão de Direito Desportivo da OAB/DF, representada por seu presidente Fernando da Silva Júnior, participará das negociações entre o Sindicato de Árbitros de Futebol do Distrito Federal (SAF/DF) e a Comissão Distrital de Árbitros de Futebol do DF (CDAF/DF), para que a paralisação não prejudique o inicio da 1ª divisão do campeonato profissional candango. Para Fernando, o movimento preocupa por vários motivos.

“Além do fato dos árbitros pertencentes ao quadro de arbitragem da CBF e da FIFA representarem os que possuem melhor nível técnico, fruto da dedicação e do aprimoramento dispensados, a Comissão de Árbitros de Futebol do DF terá de escalar outros árbitros nas competições organizadas pela Federação Brasiliense de Futebol. Podemos destacar, ainda, que o sucesso da prática profissional de qualquer modalidade esportiva exige a participação de árbitros competentes e de reconhecida capacidade”.

O sindicato da categoria protocolou um documento na Federação Brasiliense de Futebol, na última sexta-feira (13), afirmando que é contra a indicação de Alexandre Andrade para a presidência da CDAF/DF, uma vez que a escolha foi feita pelos clubes e não pelo órgão que representa a classe. O documento diz ainda que os dirigentes não podem definir membros para a Comissão de Árbitros, assim como os árbitros não indicam treinadores para os clubes, e que Alexandre não conta com o apoio da classe nem reúne condições para dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado.

Fernando da Silva Júnior disse ainda que “a OAB/DF tem pautado sua atuação no sentido de fortalecer o Estado Democrático de Direito, pugnando pelo fortalecimento das instituições de nossa cidade e do nosso país. Diante desse impasse e dos notórios prejuízos que a situação pode acarretar à regular administração das competições oficiais de futebol, a comissão, imbuída do propósito de prestar auxílio, disponibilizou-se para intermediar os debates e buscar uma solução comum”.

O presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Distrito Federal, José de Caldas Souza, já se ofereceu para comparecer ao encontro, que será realizado no edifício-sede da OAB/DF. O agendamento da reunião está dependendo da confirmação do administrador provisório da Federação Brasiliense de Futebol, Miguel Alfredo Junior.

Reportagem – Priscila Gonçalves
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF