OAB/DF e Secretaria de Esportes querem estimular prática esportiva

Brasília, 10/4/2015 – A OAB/DF recebeu, na quinta-feira (9), a secretária de Esportes e Lazer do Distrito Federal, Leila Barros. A visita da secretária à Seccional é fruto do trabalho da Comissão de Direito Desportivo, presidida pelo advogado Maurício Veiga. Leila Barros falou sobre seus projetos na área desportiva no DF e ouviu dos advogados da entidade propostas para fomentar a prática esportiva e usar o esporte como uma alternativa para os jovens em situação de risco.

Na opinião de Maurício Veiga, esporte e educação podem andar juntos. “Nós temos uma demanda no Congresso que está dentro dos princípios de que a criança não largue os estudos para praticar o esporte. A educação deve ser a condição e o pré-requisito para que ela possa ganhar uma bolsa”, disse.

Uma das bandeiras da comissão é implementar no DF o desporto educacional. “Ao trazer os jovens e as crianças para o esporte, o objetivo não pode ser formar um atleta de alto rendimento. Isso é consequência do trabalho e, se acontecer, ótimo. Mas o objetivo tem de ser estimular a prática de esportes e, com isso, fomentar a vida saudável e reduzir a criminalidade e a evasão escolar”, afirmou Maurício Veiga.

Leila Barros relatou que considera o apoio da Seccional muito importante, tendo em vista o respeito que a Ordem tem pela sociedade. “Sei que esse é o início de uma parceria, que enquanto eu estiver à frente da Secretaria vai trazer grandes frutos para o esporte na nossa cidade”, disse. A secretária também afirmou que a OAB/DF, a partir de agora, será consultada sobre os projetos do governo relativos à área esportiva.

Outra discussão da reunião foi a possibilidade de criação de um tribunal desportivo único no DF para tratar das diversas modalidades. De acordo com a Lei Pelé, cada modalidade deve ter um tribunal. Como a realidade do esporte dificulta esse comenado legal, a Comissão propõe que seja criado ao menos um tribunal único para zelar pela lisura das competições. Algumas modalidades mais organizadas já possuem tribunais, mas a grande maioria, não. A secretária se mostrou aberta à participação da Seccional nessa e em outras discussões para o aprimoramento do esporte no Distrito Federal.

A Seccional ofereceu o apoio à Secretaria para a criação de parcerias. O presidente da Ordem, Ibaneis Rocha, convidou Leila para fazer a entrega da premiação da corrida dos advogados, que ocorre anualmente. Os jogadores e vencedores da Copa América de advogados estiveram presentes no encontro.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF