OAB/DF saúda escolha do advogado Tarcísio Vieira de Carvalho Neto como ministro do TSE

O presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, destacou nesta quarta-feira (12/2) a nomeação, pela presidente Dilma Rousseff, do advogado Tarcísio Vieira de Carvalho Neto como ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral. O novo ministro foi escolhido em lista tríplice apresentada pelo Supremo Tribunal Federal, na qual também concorreram Alberto Pavie Ribeiro e Joelson Costa Dias. Ele assumirá uma das vagas destinadas à Advocacia. A outra é atualmente ocupada pelo ministro Admar Gonzaga.

Tarcísio Vieira de Carvalho Neto é formado pela Universidade de Brasília e mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo, onde também cursa doutorado na mesma área. É subprocurador-geral do Distrito Federal, professor assistente da Faculdade de Direito da UnB e especialista em Direito Eleitoral. O novo ministro também é membro da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Também foi escolhido, para o Tribunal Superior do Trabalho, o desembargador Douglas Alencar Rodrigues, do TRT da 10ª Região. O novo ministro é funcionário antigo da Justiça do Trabalho. Foi técnico judiciário do TRT -10 de 1983 a 1990. Aprovado em concurso público, foi juiz do trabalho substituto do TRT da 15ª Região (Campinas) de 1990 a 1992 e do TRT-10 de 1992 a 1994, passando depois a juiz titular.

Já como desembargador foi convocado para atuar no TST em 2009. Formado pela Universidade de Brasília, é mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (2005/2007) e é professor de cursos de graduação e pós-graduação em Direito.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF