Presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., conversa em live com o advogado mais jovem do Brasil.

Aconteceu nesta quarta-feira (12/05), em live no instagram da OAB/DF, um bate-papo com o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr. e o advogado mais jovem do Brasil, Mateus Costa Ribeiro.

Advogado aos 18 anos, Mateus Costa contou o que o levou a escolher o direito. “A minha história se explica pelos meus pais. Quando eu tinha 12 anos meu pai me levou para assistir uma sustentação oral e aquilo me encantou, eu fiquei encantado pela liturgia do direito.”

Aos 13 anos, Mateus prestou seu primeiro vestibular em direito e passou em 7º lugar. “Eu diria que meu começo cedo se explica um pouco por essa dicotomia por ter uma mãe que me incentivava muito a educação e ao mesmo tempo meu pai me inspirou a ter essa vontade de seguir na carreira no direito.”

Questionado pelo presidente Délio Lins e Silva Jr. sobre seu período de faculdade, Mateus Costa explicou seus maiores desafios e realizações. “Os maiores desafios eram de socialização por conta da diferença de idade. Mas academicamente eu adorei, eu me enxergava muito mais na faculdade do que na escola.”

Depois de se formar na Universidade de Brasília (UnB) aos 18 anos, o advogado buscou fazer um mestrado na faculdade de Harvard. “Eu sempre tive vontade de estudar fora, para conhecer um outro ordenamento jurídico e ampliar meus horizontes. Esse era o objetivo.”

O jovem advogado contou ainda como foi a experiência de uma sustentação oral no Supremo Tribunal Federal (STF). “Foi o dia mais marcante da minha vida. Foi quando eu sustentei a ação direta de inconstitucionalidade (ADI) 6036 que questionava o direito do trabalho e eu argumentei que era uma lei formalmente inconstitucional. Foi um caso em que eu me preparei demais e eu fiquei muito feliz com a repercussão.”

Mateus ainda falou sobre a importância da Seccional do Distrito Federal na sua jornada como advogado. “Eu tenho muito orgulho de ter tirado minha primeira carteira na OAB/DF, foi a OAB que me acolheu sempre quando precisei. E queria agradecer ao trabalho do presidente Délio Lins e Silva Jr. de abrir a porta para os jovens advogados”, encerrou Mateus.

Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Montserrat Bevilaqua)

Comunicação OAB/DF