Presidente da OAB/DF prestigia posse de novo ministro do TSE

Brasília, 14/11/2012 – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) empossou na terça-feira (13) o advogado Henrique Neves como magistrado titular da Corte, nomeado para exercer um mandato de dois anos. Ele ocupará a vaga aberta com a saída do ministro Marcelo Ribeiro. Na ocasião, o presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, elogiou o colega e apontou qualidades que o fazem ser considerado um expoente da advocacia brasiliense. “Tenho certeza de que vai honrar não só a OAB/DF, mas toda a advocacia nacional, ocupando uma cadeira por onde passaram vários ministros de renome na área jurídica do país”.

Neves é brasilense, formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e já atuou em órgãos judiciais e administrativos no Distrito Federal, inclusive no TSE como ministro substituto entre 2008 e 2012. Já foi vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TSE, em 2003, e participou como observador internacional pela Organização dos Estados Americanos (OEA) para acompanhar as eleições presidenciais do Haiti, em 1990.

O diretor tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Miguel Cançado, representou o presidente da entidade, Ophir Cavalcante, e afirmou estar satisfeito com a posse do novo ministro, que segundo ele representará muito bem a advocacia no TSE.

Luís Serra, procurador do DF, também celebrou a posse de Henrique Neves. “Além de advogado brilhante, é uma pessoa adequada para o cargo pelo conhecimento técnico e pela segurança que tem, pois sabemos que advogar é diferente de magistrar, e ele transita bem nas duas instâncias”.

A solenidade contou com a presença de autoridades como o presidente do Senado, José Sarney e a vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau.

Reportagem – Esther Caldas

Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF