Em fevereiro, faz seis meses que os advogados do Distrito Federal contam com uma importante ferramenta de trabalho para monitorar as publicações referentes aos processos judiciais através da Internet, o

IOB, oferecido gratuitamente pela OAB/DF. Foram 1.200 inscritos até o momento, número que deve crescer com uma ação de marketing que será desenvolvida nos fóruns de Brasília ainda neste mês, segundo a gerente do produto, Carolina Santos.

A OAB/DF foi uma das primeiras Seccionais, no País, a oferecer o serviço a seus associados. Ao lançá-lo, em agosto de 2004, a presidente da OAB/DF, Estefânia Viveiros, manifestou a expectativa de que o instrumento contribua para aprimorar ainda mais a atuação dos advogados. “Escolhemos o mês do agosto, mês dos advogados, como uma forma de homenagear nossos associados”, explicou na ocasião, enfatizando a importância da iniciativa para promover a inclusão digital dos advogados.

O Instância Digital IOB permite que o advogado receba por e-mail todas a publicações que citem seu nome, devidamente organizadas por Tribunal para facilitar a leitura. Além de prático e seguro, o sistema eletrônico proporciona grande economia de tempo, se comparado com a pesquisa no Diário Oficial e com a remessa de cópia em papel.

Outro serviço de grande utilidade é a pesquisa pelo site, que oferece a possibilidade de consultar as publicações pelo período de 60 dias. Para acessá-lo, o advogado inscrito na OAB/DF necessita de login e senha. Portanto, é muito importante que os interessados em receber o serviço cadastrem-se nele através do site da OAB/DF (www.oabdf.org.br), pois só assim passarão a dispor desse benefício. Para cadastrar-se, facilmente basta clicar no anúncio que aparece no alto da página.

A ferramenta foi desenvolvida pela IOB Thomson, empresa líder no mercado de informações jurídicas.