Sessão solene homenageia os advogados do DF

O advogado atua em defesa da sociedade e é indispensável à administração da Justiça. Assim resumiu a presidente da OAB/DF, Estefânia Viveiros, ao discursar durante sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal, realizada na noite desta segunda-feira (10), na sede da Seccional, em homenagem ao Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto.“O principal objetivo da advocacia é justamente este: levar cidadania a todas as pessoas, o advogado está a serviço da sociedade, é o arauto da legalidade e o defensor da Justiça”, afirmou Estefânia.

O evento foi proposto pelos deputados distritais Raimundo Ribeiro (PSL) e Jaqueline Roriz (PSDB). Antes do início da cerimônia, a Seccional promoveu uma solenidade de compromisso de 50 novos advogados. O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, abriu a entrega de carteiras. Ao ressaltar a importância do juramento, comentou sobre a lei de inviolabilidade dos escritórios de advocacia, sancionada ano passado e um das maiores conquistas da cidadania. “A defesa não pode ser bisbilhotada pelo outro lado”, afirmou. O paraninfo da solenidade de compromisso foi o deputado distrital e advogado público Raimundo Ribeiro. Ele também presidiu a sessão solene da Câmara Legislativa. “Essa é a casa da cidadania, tem uma história para o Brasil”, disse. “Essa história não é feita pelo prédio físico, é feita pelos nobres advogados”, comentou, ao ressaltar a luta dos profissionais do Direito em defesa da liberdade democrática. Ao final, cobrou do Governo do Distrito Federal o pagamento dos precatórios devidos aos cidadãos. “Não deleguei a nenhum governante o direito de ser caloteiro, não é possível que o Estado não pague suas dívidas.” A deputada distrital Jaqueline Roriz parabenizou os advogados pela data e entregou um buquê de flores para as mulheres integrantes da mesa da cerimônia, entre elas, a presidente Estefânia Viveiros. Diversas autoridades participaram da sessão, como o procurador-geral do Ministério Público do DF Leonardo Bandarra; o desembargador do Tribunal de Justiça do DF Flávio Rostirola; o secretário de Ordem Pública do DF Roberto Giffoni; a presidente da Anajur, Nicola Barbosa; e o presidente do Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal, João Carlos Souto.

Pela OAB/DF, estavam presentes o vice-presidente Ibaneis Rocha, o diretor tesoureiro Severino Cajazeiras, os conselheiros seccionais Adéliton Rocha, Cléber Lopes, Djacyr Arruda, André Macarini, Juliano Costa Couto, Marcos Resende, Nicson Chagas, Osmar Alves de Melo, Luis Maximiliano Telesca, José Gomes e Rômulo Sulz. Além do presidente da Subseção de Taguatinga, Rafael Alexandre da Silva.