Subseção Riacho Fundo I e II e Recanto das Emas realiza projeto que leva o Direito para as escolas da comunidade

A Subseção do Riacho Fundo I e II e Recanto das Emas da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) está executando um projeto que tem como intuito levar diversos temas do Direito para as escolas.

A co-presidente da Subseção do Riacho Fundo I e II e Recanto das Emas, Priscilla Carvalho, falou sobre o que motivou a Subseção a iniciar esse projeto. “Existe um clamor social por isso, muitas pessoas têm uma grande carência no conhecimento do Direito, de forma geral, e nós enxergamos isso. A nossa diretoria entende que a OAB/DF é uma instituição que tem que se fazer presente na sociedade, na comunidade local. Então, atendendo a esse anseio, nós concretizamos esse projeto.”

ABERTURA

O projeto teve sua abertura no Educandário de Maria, escola no Riacho Fundo I, no dia 14/09, com uma palestra abordando a violência contra a mulher em suas diferentes formas. O evento foi híbrido e direcionado aos alunos do oitavo ao terceiro ano do ensino médio. No mês de outubro o tema volta a ser abordado trazendo discussões sobre assuntos como violência doméstica, feminicídio e direitos da mulher.

A abertura do projeto realizado pela Subseção contou com o apoio das comissões: Ensino Jurídico, presidida por Ian Max dos Santos; Assistência Social, presidida por Verônica Pereira; Acompanhamento da Unidade de Internação (Unire), presidida por Marcos Elias Akaoni; e Violência Doméstica, presidida por Thayane Pires.

Além de advogados e advogadas, o projeto conta com a participação de profissionais de outras áreas. Na abertura do projeto a Subseção contou com a presença de uma delegada da 29° Delegacia de Polícia Civil, que ministrou uma palestra sobre o acolhimento da mulher vítima de violência doméstica.

PRÓXIMAS ETAPAS

Priscilla Carvalho destacou as perspectivas que a Subseção tem com o projeto. “Nós esperamos conseguir aproximar mais ainda a OAB/DF da comunidade, e quando falamos em comunidade não queremos dizer apenas os adultos, mas também os adolescentes e as crianças. Nós desejamos ser vistos na comunidade local como agentes ativos.”

O evento de abertura foi apenas a primeira etapa do projeto que está em curso no Educandário de Maria, escola no Riacho Fundo I. A segunda parte do projeto acontecerá durante todo o mês de outubro, também para alunos do oitavo ao terceiro ano do ensino médio. Além de voltar a abordar o tema da violência contra a mulher, a Subseção vai trazer semanalmente advogados que realizarão palestras em salas de aula abordando os mais diversos temas na área de Direito, durante o período de 9h às 12h.

Texto: André Luca (Estagiário sob supervisão de Esther Caldas)