Suspensão de advogados pelo TED

Brasília, 24/08/2011 – O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/DF identificou 30 casos de advogados que receberam três penalidades de suspensão. A lista foi encaminhada ao presidente da Seccional, Francisco Caputo, que determinou a instauração de processo para excluí-los dos quadros da Ordem. Segundo Claudismar Zupiroli, presidente do TED, esse trabalho é de extrema importância para valorizar a advocacia.

“Estamos trabalhando para a valorização da legislação ética, a valorização dos bons advogados. Vamos demonstrar aos maus profissionais que a OAB/DF não está omissa e que tem coragem de afastar de seus quadros aqueles que não respeitam a profissão”, afirma Zupiroli.

Os casos de suspensão identificados são, em sua maioria, por não pagamento de anuidades e por infrações eminentemente éticas, como apropriação indébita de recursos e incapacidade para o exercício da advocacia. A última sessão do Conselho Pleno da OAB/DF, em 18 de agosto, excluiu um advogado que havia sofrido três penalidades de suspensão por apropriação indébita de recursos. Esse advogado pode recorrer da decisão no Conselho Federal da OAB.

Reportagem – Priscila Gonçalves
Coordenação de Comunicação – Jornalismo
OAB/DF