TED conta com o auxilio da PM para deter captação ilegal de clientela

Brasília, 21/03/2013 – O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/DF, com o auxilio da Polícia Militar, realizou uma diligencia, nesta quinta-feira (21/03), para deter um captador irregular de clientela, que atuava no estacionamento do edifício Varig, na W3 Norte, oferecendo serviços advocatícios.

Segundo o presidente do TED, Erik Bezerra, que participou pessoalmente da operação, esse tipo de atuação da OAB/DF é necessária para coibir essa prática. “Esse tipo de captação atenta contra o código de ética da nossa profissão. O advogado deve fazer seu trabalho dentro do que permite nosso Estatuto da Advocacia e da OAB, até porque esse tipo de prestação de serviço é desleal com os outros advogados”.

O captador usava faixas em um automóvel que prometia a redução de 50% das parcelas do financiamento de veículos. De acordo com o Estatuto da Advocacia e da OAB, este tipo de serviço é ilegal. O advogado que utiliza desses meios para o exercício da profissão responde processo ético, podendo até ter seu registro da Ordem cassado.

O cidadão foi encaminhado para a Delegacia de Repressão a Pequenas Infrações, que fica no Fórum Desembargador Leal Fagundes, para abertura de inquérito e lavratura do flagrante. Com a ajuda do captador, os advogados responsáveis pela forma ilegal de exercer a profissão serão identificados.

Reportagem – Priscila Gonçalves
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF