Brasília, 11/3/2016 – O presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, esteve reunido, na última semana, com o novo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) no biênio 2016-2018, Hilton Queiroz. A posse dos novos magistrados ocorrerá na segunda quinzena do mês de abril.

Ao saudar o novo dirigente, Costa Couto destacou a abertura que a entidade sempre teve junto ao tribunal. “Fico muito feliz com sua ascensão. Tenho certeza que teremos uma relação muito profícua nos próximos três anos. Vossa Excelência é mais do que preparado para o cargo”.

O desembargador ressaltou que as portas de seu gabinete estarão sempre abertas para advogados e a Ordem. “Fico à disposição para qualquer contato institucional que a Seccional possa precisar. Eu sou a favor de que tudo seja feito com transparência. A Justiça só funciona assim”, disse. À época de sua eleição, Hilton destacou que “os tempos são difíceis, e em tempos difíceis não se espera a atividade de um, mas do conjunto”.

Também foram eleitos o desembargador federal I’talo Mendes para a Vice-Presidência e o desembargador federal João Batista Moreira para a Corregedoria Regional.

TRF Hilton 04-03-2016 (4)Confira o currículo dos novos dirigentes:
O desembargador federal Hilton Queiroz, natural de Santo Antônio de Jesus (BA), tomou posse como juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em 19 de dezembro de 1997, promovido pelo critério de antiguidade. Sua investidura na Justiça Federal se deu em 1984, na Seção Judiciária da Bahia. Como juiz, atuou, também, nas Seccionais do Rio Grande do Norte e do Piauí. Foi diretor do foro da Seção Judiciária da Bahia no ano de 1989 e, também, de maio de 1992 a maio de 1993. Integrou os Tribunais Regionais Eleitorais, como juiz federal, na Bahia e no Piauí. Atualmente, é membro da Corte Especial, da 2.ª Seção e da 4ª Turma do TRF da 1ª Região.

Vice-presidente I’talo Mendes
O desembargador federal I’talo Mendes, natural de Diamantino – MT, tomou posse como juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em 07 de agosto de 1998, pelo quinto constitucional, tendo sido indicado, em lista sêxtupla, pelo Ministério Público Federal e, em lista quádrupla, pelo TRF 1ª Região. Antes de assumir como desembargador, atuava como procurador regional da República, com exercício também na Procuradoria Geral Eleitoral. Atualmente, é membro da 2ª Seção e da 4ª Turma do TRF da 1ª Região.

Corregedor Regional João Batista Moreira
O desembargador Federal João Batista Gomes Moreira, natural de Patos de Minas-MG, nascido em 24/06/52, tomou posse como membro do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em 15 de fevereiro de 2001, promovido pelo critério de merecimento. Seu ingresso na magistratura deu-se em 1987 na Seção Judiciária do Acre, onde exerceu a Diretoria do Foro e foi membro do Tribunal Regional Eleitoral. Serviu em seguida nas Seções Judiciárias do Amazonas, de Goiás, do Tocantins e do Piauí. Na Seção Judiciária de Goiás, onde permaneceu por mais de 13 anos, foi diretor do foro e membro do Tribunal Regional Eleitoral. Atualmente, é membro da Corte Especial, da 3ª Seção e da 5ª Turma do TRF da 1ª Região.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF