TJDFT apresenta à OAB/DF sistema que facilita a busca de jurisprudências

A equipe da Secretaria de Jurisprudência e Biblioteca do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) apresentou à diretoria e à área de tecnologia da informação da OAB/DF, nesta sexta-feira (12/7), o sistema de pesquisas de documentos jurídicos da Corte. Os profissionais mostraram aos diretores as facilidades que o sistema online oferece e que são pouco conhecidas pelos advogados e advogadas, que dependem de buscas diárias por jurisprudências no site do Tribunal.

Segundo a secretária de Jurisprudência e Biblioteca do TJDFT, Sheyla Teixeira Lina, a grande maioria dos profissionais do Direito utilizam apenas o campo básico de buscas dentro da área destinada ao tema no site. “O sistema, no entanto, oferece uma série de possibilidades de interação. São campos que permitem aos usuários encontrarem precisamente o objeto de busca, entre acórdãos, súmulas e outras decisões, sem a necessidade de análise de vários itens comumente apresentados numa pesquisa padrão”, explicou.


Página de busca de jurisprudências do TJDFT

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior, avaliou como “muito positiva” a apresentação. “Confesso que eu mesmo desconhecia a quantidade de facilidades que o sistema possibilita. Não tenho dúvidas de que será extremamente útil mostrar aos advogados e advogadas o quanto estas ferramentas, pouco conhecidas, podem agilizar e facilitar o trabalho de buscas por jurisprudências no cotidiano”, comentou ele, que pretende discutir com o TJDFT uma forma de ampliar o conhecimento do sistema à advocacia.

Sheyla Teixeira explicou que a apresentação à OAB/DF foi motivada pelo interesse dos advogados e advogadas no projeto Pesquisa Fácil, que orienta os servidores do Tribunal para o uso do sistema. “Muitos nos procuraram para saber como participar dos treinamentos”, disse.

 

Comunicação OAB/DF
Texto: Ana Lúcia Moura
Fotos: Valter Zica