O exercício da advocacia é uma luta interminável, José Alberto - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

O exercício da advocacia é uma luta interminável, José Alberto

Mais de 70 novos advogados receberam a carteira, nesta terça-feira (6), na sede da OAB/DF. Durante a solenidade, o presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, orientou os novos advogados a atuarem com ética e persistência.

“Preparem-se para os atos da advocacia com muito mais afinco do que se prepararam para o Exame de Ordem. O Exame depende exclusivamente de vocês, já a advocacia envolve o direito de terceiros, que cabe a vocês zelar e defender”, destacou. Na ocasião, Costa Couto ainda realizou, pela primeira vez em sua gestão, a entrega da carteira de consultor estrangeiro ao advogado Ahmed Samer Ibrahim Abdelkarem.

O paraninfo da turma, o advogado José Alberto Pires, contou aos presentes que tem 41 anos de experiência na advocacia e que o caminho é árduo, mas que “tudo isso contribuirá para o crescimento pessoal e profissional de cada um de vocês”, disse. “ O advogado é o mais legítimo representante dos interesses do cidadão que age como guardião das liberdades, do patrimônio e da vida. O exercício da advocacia é uma luta interminável. É a luta pela liberdade, pelo direito, contra toda arbitrariedade e injustiça”, finalizou Pires.

O orador Geovane Cesar Silveira Rocha destacou que ser advogado exige uma enorme responsabilidade para com toda a sociedade, pois o advogado é indispensável à administração da Justiça. “Algumas pessoas pensam que ser advogado é ‘defender bandido’. Contudo, esse infeliz pensamento não reflete a realidade desta tão bela profissão. Nós teremos a obrigação de zelar pelo devido processo legal e fazer com que todas as instituições também o cumpram”.

Compuseram a mesa de abertura o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso; o diretor-tesoureiro da OAB/DF, Antonio Alves, o conselheiro federal Severino Cajazeiras; os conselheiros Seccionais Ildecer Amorim e Erich Endrillo; o presidente da Subseção do Gama e Santa Maria, Amaury Andrade; o secretário-geral da Subseção da Ceilândia, Newton Rubens; a secretária-geral adjunta da Subseção do Núcleo Bandeirante, Nilvânia Prado; o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Tiago Lacerda; o presidente da Comissão de Direito da Criança e do Adolescente, Herbert Alencar; a integrante da Comissão de Sustentabilidade, Carla Guelhem; o conselheiro da Subseção de Taguatinga, Neisser Freitas; a conselheira nacional da Associação Brasileira dos Advogadas Criminalistas (Abracrim), Marília Bambrilla; o presidente da Comissão de Direito Militar, Alexandre Carvalho; o presidente da Comissão Especial de Acompanhamento da Atividade Policial, Karlos Eduardo de Souza Mares; os advogados Breno Gontijo, Gabriel Pires e Mauro de Paula; o professor Hugo Leonardo Rodrigues a defensora pública Elizabeth Pupin Costa.