“É um momento de abraçar o outro, que é diferente de nós, o outro que fala diferente de nós, o outro que se veste diferente de nós e que pensa diferente de nós. Ser advogado é defender a tolerância, o bom convívio”, destacou o procurador do Estado do Mato Grosso do Sul, doutor em Direito e professor Ulisses Schwarz Viana, que foi paraninfo de novos advogados na tarde de quarta-feira (14), em solenidade na sede da OAB/DF. O doutor em Direito ainda enfatizou que o grande desafio da sociedade moderna é a inclusão, em todos os níveis, inclusive na Justiça.
“Temos um papel muito importante na mediação e na conciliação das pessoas, os momentos devem ser de encontros e não de confrontos”, destacou o presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, ao destacar que a maioria dos clientes que chegam nos escritórios de advocacia carregam uma angústia em sua alma e é dever do advogado fazer desse momento o mais sereno possível.
A oradora da turma, Letícia Gustinelli, comentou em seu discurso sobre os princípios de uma sociedade justa e a obrigação do advogado, que é ter ética e a moral. “Entendo que estas devem ser as únicas posturas praticadas no exercício profissional, que sejamos fortes e autênticos em nossas escolhas, não nos permitindo, assim, que as oportunidades e as grandes propostas nos corrompam”.
Compuseram a mesa da solenidade o presidente da Seccional, Juliano Costa Couto; a procuradora-geral do DF, Paola Aires; o conselheiro federal Severino Cajazeiras; o ouvidor adjunto da OAB/DF, Handerson Roberto; os conselheiros Seccionais Elaine Starling, Lucia Bessa, Cristiano Fernandes, Wesley Ricardo; o secretário-geral da CAADF, Maxmillian Patriota; o presidente da Subseção de Ceilândia, Edmilson Menezes; o presidente da Subseção do Gama e Santa Maria, Amaury Andrade; o presidente da Subseção do Núcleo Bandeirante, Guará e Riacho Fundo, Sebastião Duque; o vice-presidente da Subseção de São Sebastião, Rodolfo Matos; o secretário-geral adjunto da Subseção do Paranoá, Douglas Borges; o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Tiago Lacerda; o conselheiro do Conselho Jovem da OAB/DF, Emanuel Sales; o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e da Juventude, Herbert Alencar; os membros de comissões da OAB/DF, Leonardo Carvalho e Fabrício Rodovalho e a membro de comissão na Subseção de Sobradinho Maria das Graças Rodrigues.