Em auditório lotado por 83 bacharéis, acompanhados de amigos e familiares, a OAB/DF realizou nesta quarta-feira (18/12) a última solenidade de entrega de carteiras de advogados e advogadas de 2019. A cerimônia foi a 50ª celebrada desde janeiro e encerra o ano com 3.620 novas carteiras entregues e um quadro de inscritos que agora reúne cerca de 48 mil advogados e advogados regularmente inscritos e ativos no DF.
“Vocês ingressam neste momento em um mercado altamente competitivo e na capital que reúne o maior número de advogados e advogadas por habitante. Poucas seccionais entregaram a quantidade de carteiras que nós entregamos este ano”, afirmou, na cerimônia, o presidente da Seccional, Délio Lins e Silva Júnior. Ele recebeu os novos profissionais ao lado dos demais integrantes da diretoria, de representantes de comissões temáticas e de todo o sistema OAB/DF.
Em uma cerimônia emocionante, com palmas, assovios e abraços calorosos, os novos advogados e advogadas foram chamados um a um ao palco para receberem a sonhada carteira da Ordem. A oradora da turma, Gabrielle Soares Ribeiro Mesquita, representou os novatos fazendo uma retrospectiva das dificuldades e das vitórias próprias do curso de Direito, descrevendo a alegria que a aprovação no Exame de Ordem provoca e recitando um poema de Cecília Meirelles. “Nem tudo é fácil na vida, mas, com certeza, nada é impossível. Precisamos acreditar, ter fé e lutar para que não apenas sonhemos, mas também tornemos todos esses desejos, realidade!”, destacou a jovem advogada.
Um caminho a trilhar
Para dar boas-vindas aos novos profissionais, o paraninfo da turma foi o advogado e ex-presidente das subseções de Taguatinga e Samambaia, Lairson Bueno. Segundo ele, os advogados e advogadas devem se reinventar no mercado de trabalho. “Cuidado com a desvalorização profissional que alguns clientes apregoam, pois alegam que viram na internet que a causa é fácil ou algo parecido. O mercado de trabalho está muito disputado, mas temos de ser criativos, inovadores, vigilantes e tratar o cliente – ele principalmente – com excelência. Cliente não gosta de imprecisão”, aconselhou.
Lairson Bueno destaca a atuação que a OAB tem. “Ela tem tido um papel fundamental na defesa da Constituição Federal, e para que isso ocorra, é preciso a defesa intransigente da Carta Magna. A defesa das prerrogativas é uma luta diária. A OAB não é só a casa do advogado, mas do cidadão”, pontuou o paraninfo.
Como exemplo de inspiração e luta, a presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/DF, Josefina Serra dos Santos, recordou como escolheu a profissão. “Escolhi sozinha que eu queria ser advogada e mesmo não tendo muita noção do que iria fazer naquela época, com o tempo percebi que essa é a melhor profissão do mundo. Eu agradeço ao presidente Délio Lins por participar de uma comissão, pois ninguém acredita que fazemos aqui um trabalho voluntário. Isso aqui hoje é minha casa. Parabéns e sejam bem-vindos”, disse. O presidente da subseção de Sobradinho, Márcio Caixeta, também reconhece a luta da advogada Josefina. “Você é uma guerreira e é bom demais ter você aqui. E essa é a cerimônia mais emocionante da Casa. Em todas elas eu me emociono”, destacou.
“É dia de celebração, de vocês e suas famílias curtirem tudo. Estamos juntos para brigar pela advocacia e, para essa batalha, convido vocês”, finalizou o presidente da OAB/DF, Délio Lins.
Comunicação OAB/DF
Texto: Ana Lúcia Moura
Fotos: Valter Zica