Brasília, 2/3/2016 – Com o slogan “Agora chega de carga tributária. Não à CMPF!”, foi lançado nesta quarta-feira (2) um movimento nacional, pelo Conselho Federal da OAB e mais de 100 entidades parceiras, contra o aumento da carga tributária por meio do retorno da cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Estiveram presentes ao lançamento o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, a vice-presidente Daniela Teixeira, o secretário-geral adjunto da OAB nacional Ibaneis Rocha, o presidente da CAA/DF e da Concad Ricardo Peres, além dos conselheiros federais Severino Cajazeiras, Carolina Petrarca e do ex-conselheiro Nilton Correia.
Segundo o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, a ideia é que o movimento seja projetado para os estados por meio das seccionais e demais entidades. A Ordem replicará o evento em todas as suas 27 seccionais, permitindo que a mensagem chegue ao maior número de pessoas. Todas as entidades de alcance nacional farão o mesmo movimento.
“Este é um ato simples, mas de profundo simbolismo. O Brasil precisa de um movimento com todos segmentos da sociedade, que representam entidades variadas, dando sinal claro para os cidadãos que não aceitamos mais carga tributária e soluções simples para resolver problemas que não foram criados por nós”, afirmou Lamachia.
O secretário-geral adjunto da OAB nacional, Ibaneis Rocha, afirmou que o movimento capitaneado pela entidade dá voz à parcela da sociedade “cansada de pagar impostos cada vez mais elevados, sem que haja a devida contraprestação por parte do Estado, por meio de serviços públicos decentes”.
Presente ao ato, o presidente Juliano Costa Couto afirmou que a população não suporta mais ter de arcar com a alta carga tributária. “A recriação da CPMF prejudica o cidadão e as empresas. O aumento de impostos sempre que há uma crise já se comprovou uma política fracassada. A geração de empregos e o desenvolvimento por meio do empreendedorismo são saídas mais racionais e corretas”, disse.
Em breve será realizada uma caminhada até o Congresso Nacional, com apoio da Seccional do DF, onde será entregue o manifesto elaborado pelas entidades da sociedade civil contrárias ao aumento da carga tributária, à recriação da CPMF e com outras demandas.
O evento desta quarta-feira marcou também o lançamento do site do movimento “Agora Chega de Carga Tributária”, disponível neste link. No endereço eletrônico, os cidadãos podem apoiar a campanha assinando sua colaboração por meio das mídias sociais, como Facebook, e compartilhar a campanha, assim como conhecer as entidades envolvidas e acompanhar o noticiário sobre o tema, além de ter acesso ao material da campanha (banners e posts para redes sociais). A hashtag oficial do movimento é #NãoàCPMF.
Com informações do CFOAB
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF