OAB participa de sessão especial de despedida do desembargador do TJDFT Lecir Manoel da Luz - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

OAB participa de sessão especial de despedida do desembargador do TJDFT Lecir Manoel da Luz

Brasília, 13/6/2014 – O Tribunal Pleno do TJDFT realizou, na terça-feira (10), uma sessão especial em homenagem ao desembargador Lecir Manoel da Luz que, após 16 anos dedicados à magistratura, se aposenta compulsoriamente neste mês de junho. Representando o presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, o conselheiro Leonardo Mundim prestigiou a homenagem.

O desembargador Romeu Gonzaga Neiva saudou o homenageado, em nome da Corte. Ele exaltou as qualidades do amigo e magistrado e destacou sua atuação sempre “positiva, relevante e incansável em prol da boa prestação jurisdicional”. Lembrou do início da carreira, que trilharam juntos no Ministério Público, e dos “tempos bicudos” naquele órgão. Por fim, registrou: “A história do homem está em suas ações e no exemplo de vida que lega para as gerações futuras. Seguindo fielmente este parâmetro é justo afirmar que o Desembargador. Lecir soube, com maestria singular, registrar, para sempre, seu nome na história da vida”.

Emocionado, o desembargador agradeceu as homenagens e se declarou extremamente feliz. “Sempre consegui tudo o que quis com organização e planejamento”, afirmou. Falou sobre seus planos futuros e dos anos que não lhe pesam. Ao contrário, “minha alma é 18 anos”, disse antes de finalizar, lendo o poema O Moço, de Moacir José Sacramento, e deixando uma mensagem a todos os presentes.

Ibaneis Rocha disse que o desembargador merece todos os elogios da advocacia. “Ele sempre apoiou as causas dos advogados, com presteza e atenção. Em sua carreira trilhou um caminho ético, prezando pela boa administração da Justiça e não foi mero espectador”.

Natural de Planura (MG), o desembargador Lecir Manoel da Luz é formado pela Faculdade de Direito do UniCEUB e foi aprovado nos concursos públicos para Advogado do Banco Central, Delegado de Polícia da SSP do DF, e Defensor Público, carreira inicial do MPDFT. Já no TJDFT, compôs a 1ª Turma Criminal, a Câmara Criminal, a 4ª e a 5ª Turmas Cíveis, e a 2ª e a 3ª Câmaras Cíveis. Foi membro da Comissão para estudos preliminares de aumento do quadro de Desembargadores do TJDFT, em 1998/1999; membro suplente da Comissão de Regimento Interno, em 2000; membro titular da Comissão de Jurisprudência, em 2002; presidente da comissão para desenvolver estudos voltados à realização do concurso público para os serviços de notas e de registros e do concurso para os cargos efetivos do quadro de pessoal do TJDFT, em 2005; e membro da Comissão de Justiça Moderna. Atualmente, integra a 2ª Turma Cível, a 2ª Câmara Cível e o Conselho Especial do TJDFT.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF