Brasília, 7/4/2016 – A OAB do Distrito Federal, representada pela vice-presidente da Seccional, Daniela Teixeira, participou da solenidade de posse de dois novos ministros no Superior Tribunal de Justiça (STJ), na noite desta última quarta-feira (6). Os magistrados Antonio Saldanha Palheiro, egresso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ), e Joel Paciornik, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), foram empossados no cargo de ministros da Corte ocupando vagas destinadas a desembargadores estaduais e federais.
A vice-presidente da OAB/DF ressaltou a confiança na continuação do trabalho dos magistrados, agora, em nova Corte. “A Ordem do Distrito Federal recebe com alegria o nome desses dois tarimbados juristas. São magistrados que reconhecidamente respeitam todas as prerrogativas da advocacia. Temos certeza que no Superior Tribunal de Justiça seguirão nessa mesma linha respeitosa e por isso estamos aqui dando boas-vindas aos dois”.
Os novos ministros ocuparão vagas abertas com as aposentadorias dos ministros Sidnei Beneti e Gilson Dipp. O STJ é formado por 33 ministros. De acordo com a Constituição, um terço dos ministros é escolhido entre desembargadores federais, um terço entre desembargadores de tribunais de Justiça e um terço entre advogados e membros do Ministério Público.
Com plenário lotado, a cerimônia reuniu autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário. Além do presidente do STJ, Francisco Falcão, compuseram a mesa da cerimônia o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski; o ministro da Justiça, Eugênio Aragão; o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo; e a vice-procuradora geral da República, Ela Wiecko.
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF