Ordem se reúne para alinhar metas para 2017 - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Ordem se reúne para alinhar metas para 2017

Para abrir oficialmente os trabalhos do ano de 2017, a diretoria da Seccional se reuniu com os presidentes das Comissões da OAB/DF e com a Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/DF) na noite da última quarta-feira (8). O objetivo foi alinhar as metas com os Conselheiros Seccionais e diretorias das Comissões, além de conversar sobre as propostas a serem executadas neste ano, a fim de concretizar e realizar projetos que valorizam os advogados e agregam valores à profissão.

Abertura dos Trabalhos da OABDF 08-02-2017 012 (1)O presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, também fez um apurado dos projetos realizados no ano de 2016. Costa Couto registrou o sucesso da campanha do agasalho, que arrecadou cerca de 2.000 roupas e cobertores, da campanha de doação de brinquedos, que recebeu cerca de 1.300 unidades, e a doação de mais de 2 toneladas de alimentos, advindos dos eventos realizados na Seccional. Ao todo, no ano de 2016, foram ajudadas mais de 20 instituições em todo o Distrito Federal.

O projeto Seccional Itinerante, grande sucesso desta gestão, também foi lembrado por Costa Couto. “É extremamente reconfortante e desafiador quando nós saímos aqui da Seccional e vamos nas Subseções e nos Fóruns. Costumamos identificar os desafios que ali estão, os problemas que acontecem naquele lugar, dialogamos com todos os diretores de Fóruns, visitamos as varas e isto é muito produtivo. Nós buscamos um diálogo mais fácil e mais próximo com todos os advogados do Distrito Federal. Nós quebramos o princípio da impessoalidade no trato com o judiciário”, contou. O presidente adiantou aos presentes que o projeto Seccional Itinerante voltará a ocorrer neste ano e que as datas serão divulgadas em breve.

Abertura dos Trabalhos da OABDF 08-02-2017 023Foram lembradas pelo presidente obras que ocorreram decorrentes do projeto Seccional Itinerante, em parceria com a CAA/DF, que visam facilitar a vida dos advogados que frequentam os fóruns. São elas o novo estacionamento em Brazlândia, a área para o novo estacionamento em Planaltina, a nova sala na Justiça do Trabalho e no Fórum de Taguatinga, o toldo na área de acesso do estacionamento ao Fórum de Taguatinga e a inauguração da clínica odontológica na Subseção de Sobradinho. As novas instalações do Clube dos Advogados também foram citadas. Agora, o clube conta com uma piscina para crianças, com uma área de churrasqueiras gourmet e com uma infraestrutura mais elaborada, para melhor atender aos advogados.

Daniela Teixeira, vice-presidente da OAB/DF, agradeceu todos os presidentes das Comissões por trabalharem em prol da Ordem e afirmou que a maior força da OAB/DF encontra-se em seus membros. Ao falar sobre a Conferência da Mulher Advogada, que ocorrerá dia 17 de março, Daniela ressaltou o papel e a importância da mulher no ambiente jurídico. “Eu luto sempre a favor dos direitos das minorias, mas no caso das mulheres advogadas não. Nós não somos minoria. Nós pagamos 52% das contas da casa. Então, é muito justo que tenhamos os mesmos benefícios dos advogados homens, e estamos de olho”, ressaltou. Por fim, a vice-presidente evidenciou o êxito na criação da Comissão da Mulher Advogada em todas as Subseções da OAB/DF.

Jacques Veloso de Melo, secretário-geral da OAB/DF, ao falar sobre o contato entre a diretoria, as Comissões e os advogados afirmou que deve existir uma sintonia entre as partes para melhor atender ao advogado. “Estamos aqui para servir os advogados. Demandem de nós o que precisarem que nós auxiliaremos com satisfação”. Veloso de Melo ressaltou também o esforço de informatizar os procedimentos oferecidos pela Ordem, não apenas para dar celeridade aos processos mas também para reduzir o uso de papel.

Abertura dos Trabalhos da OABDF 08-02-2017 042Ricardo Peres, presidente CAA/DF, contou a todos que a Caixa tem como missão cuidar da saúde, do bem estar e da família do advogado. “A Caixa é o braço social da Ordem. Nosso maior objetivo é proporcionar qualidade de vida ao advogado”, disse. Peres contou sobre o desafio de fazer a colônia de férias e o sucesso que o projeto alcançou no sistema OAB. O presidente lembrou inclusive que o valor anual pago pela categoria pode, facilmente, ser revertido a seu favor caso os benefícios oferecidos sejam utilizados.

Abertura dos Trabalhos da OABDF 08-02-2017 038Os cursos da Escola Superior de Advocacia (ESA) foram apresentados pelo diretor da escola, Rodrigo Becker. O diretor contou aos presidentes sobre os cursos de especialização, pós-graduação da ESA e sobre as instalações da escola. “A ESA está sempre de portas abertas para parcerias e eventos, não só para os Conselheiros, mas também para a Caixa de Assistência. Temos o objetivo de auxiliar os advogados a se aprimorar”, disse. Por fim Becker falou sobre o grande sucesso do curso de capacitação de novos professores e da possibilidade de existirem mais edições.

A Érika Siqueira, Coaching certificada pela SBC/SP (Sociedade Brasileira de Coaching), finalizou com o evento com uma mini palestra e um debate sobre os desafios da advocacia em tempos de crise. Compuseram a mesa da cerimônia Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF; Daniela Teixeira, vice-presidente da OAB/DF, Jacques Veloso de Melo, secretário-geral da OAB/DF, Ricardo Peres, presidente da CAA/DF, Maximillian Patriota, secretário-geral da CAA/DF; Manoel Dantas, conselheiro federal, Rodrigo Becker, diretor da ESA e Érica Siqueira, coaching.