Brasília, 9/06/2016 – Os advogados militantes na região administrativa do Paranoá receberam, na última quarta-feira (8), o projeto Seccional Itinerante. Entre 14h30 e 19h, a advocacia que atua na cidade teve acesso a todos os serviços oferecidos na sede da OAB/DF, além da oportunidade de despachar assuntos diversos com o presidente Juliano Costa Couto. Para o advogado Cristiano de Souza Andrade, o projeto fortalece a Subseção e estreita laços entre a Seccional e os advogados.
“Essa é uma ideia que eu acho ótima, pois aproxima a Subseção da sede. Essa vinda do presidente da OAB até aqui também nos fortalece e assim facilita para que trabalhemos todos juntos em prol da cidadania e também da advocacia”, disse Cristiano, que aproveitou a oportunidade para verificar seu pedido de CNPJ, fazer massagem e verificar a glicose.
O presidente da Subseção do Paranoá, Humberto Pires, elogiou a iniciativa do presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, e lembrou que a descentralização prometida durante a campanha à presidência da Ordem estava se cumprindo. “Com a presença da Seccional aqui, eu senti uma grande inovação. Esse projeto é muito importante para a advocacia, pois descentraliza os serviços da OAB e aproxima os advogados, uma grande demonstração que integra a campanha do presidente Juliano à presidência”, ressaltou.
O evento aconteceu no Fórum Desembargador Mauro Renan Bittencourt, no Paranoá. O presidente Juliano Costa Couto elogiou a estrutura, a organização do fórum e a relação amistosa do Judiciário com os advogados. “O projeto Seccional Itinerante nos proporcionou mais essa revelação interessante aqui no Paranoá. A gente vê uma sala de advogados estruturada, serventuários dedicados e uma relação afável e saudável entre servidores, magistrados e a advocacia”.
Durante o evento, como vem realizando em todas as subseções, Costa Couto andou pelo fórum, cumprimentou advogados pelos corredores e passou pelos núcleos de práticas jurídicas do UniCeub e do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) para ouvir demandas dos estagiários. Em um dos corredores do tribunal, encontrou o diretor do fórum, Julio César Lerias, e o administrador do Paranoá, Roberto Charles Bezerra, que foi até o fórum para prestigiar o evento.
Para o diretor do fórum, o evento e a visita do presidente da OAB são necessários para um trabalho integrado visando a prestação de serviços de qualidade à comunidade. “Na verdade a família da Justiça deve atuar em regime de comunhão. No final estamos todos aqui para prestar um serviço relevante e de qualidade para a população. Seja advogado, seja juiz, seja promotor, seja os serventuários, o objetivo tem um ideal comum que é ampliar e qualificar o acesso à Justiça. Quem ganha é o cidadão”, enfatizou.
Na ocasião, o ouvidor da Seccional, Paulo Alexandre; o vice-presidente de Prerrogativas e conselheiro da OAB/DF, Fernando Assis; o procurador-geral de Prerrogativas, Wendel Lemes; o conselheiro Glauco Alves; o presidente da Subseção, Humberto Pires; o secretário-geral da Subseção, Kendrick Balthazar Xavier; o secretário-geral adjunto, Valdir de Castro Miranda; e o coordenador do Escritório Modelo, Hamilton Amoras, acompanharam o presidente da Seccional pelo fórum.
Em passagem pelo gabinete do presidente do Tribunal do Júri, juiz Idulio Teixeira da Silva, Costa Couto ouviu elogios à atuação da OAB junto ao Tribunal do Júri e aproveitou para convidar o juiz a levar seus conhecimentos jurídicos para estudantes de Direito e advogados em palestra na Seccional. O magistrado se prontificou, de imediato, a contribuir com sua experiência profissional junto a Ordem.
Para o juiz Idúlio Teixeira, a interação, com a visita do presidente Juliano Costa Couto acompanhado dos demais advogados, é vista de “forma singular”. “Além de aproxima a OAB do Poder Judiciário, é indispensável à cidadania essa integração. O advogado exerce papel fundamental de ilustração da Justiça nos termos da Constituição. A OAB esteve sempre presente, sobretudo, no Tribunal do Júri atendendo aos necessitados e fazendo defesas de réus sempre que nomeada para atuar nas sessões de julgamento”.
Com objetivo de estreitar o contato entre a Sede e seus braços em toda região do Distrito Federal, foram oferecidos serviços como protocolo, tesouraria, comissão de seleção, prerrogativas, certificado digital, orientações do escritório modelo da seccional e reivindicações locais. Parceira no projeto, a Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAA/DF) esteve presente com serviços de manicure, massagem relaxante, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.
O secretário-geral adjunto da Subseção, Valdir Miranda, lembrou que o projeto é importante para mostrar aos advogados os serviços oferecidos e que alguns ainda não sabem. “Muitos advogados desconhecem os serviços e o auxílio que a OAB/DF oferece. Esse projeto é extremamente positivo”. Presente no evento, a advogada Meire Concepcion é uma das que desconheciam, por exemplo, alguns dos serviços da CAA/DF e ficou surpresa com os benefícios. “Conheci serviços que eu nem sabia que existiam e que estão à nossa disposição. Descobri que temos até fisioterapia. Eu estou com pedido médico e agora já sei onde farei”.
Comunicação Social – Jornalismo
Fotos: Valter Zica
OAB/DF