Revista do programa OAB/DF 360º traz 34 artigos sobre temas atuais do Direito - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Revista do programa OAB/DF 360º traz 34 artigos sobre temas atuais do Direito

A OAB/DF lançou nesta, nesta segunda-feira (17/2), a primeira edição da revista de artigos jurídicos das comissões da Seccional e de suas Subseções. Com 110 páginas e em formato eletrônico, a coletânea traz 34 textos sobre variados temas de diferentes áreas do direito. Desenvolvida dentro do programa OAB/DF 360º, a revista está disponível no site da Seccional. Confira aqui.

“É muito importante mostrar para a advocacia o trabalho que é realizado dentro da nossa Casa. Infelizmente, não tivemos espaço para apresentar todos os artigos já nesta primeira edição, mas outras virão e quantas mais forem necessárias para que possamos mostrar a produção das nossas comissões”, disse o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior, durante o lançamento da revista.

Délio Lins agradeceu o trabalho das comissões da Seccional e das Subseções ao longo de 2019. Só as 90 comissões da sede da OAB/DF se reuniram 713 vezes no ano passado, uma média de duas reuniões por dia, se considerados todos os dias do ano. Incluindo as 12 subseções, o número de comissões da Seccional do Distrito Federal ultrapassa 200 com mais de 5 mil membros. 

Em 2020, já foram 69 reuniões realizadas. “Foi um primeiro ano de aprendizado para todos nós, que trabalhamos juntos. Fizemos muitas coisas boas e entramos em 2020 com toda a energia. Neste segundo ano temos muito mais a fazer”, afirmou Délio Lins, que pediu às comissões que atuem de forma integrada. “É muito importante que tenhamos nossos posicionamentos unificados”, afirmou.

A secretária-geral adjunta da OAB/DF e coordenadora do programa OAB/DF 360º, Andréa Saboia, destacou a importância da revista para valorizar e divulgar o trabalho das comissões. “Tenho certeza de que todos os temas da sociedade estão contemplados aqui nas nossas comissões. Essa revista tem como premissa a valorização das comissões e a apresentação das principais teses”, disse ela.

Andréa Saboia agradeceu a participação de Luciano Loyola, membro da Comissão de Métodos Colaborativos da OAB/DF e diretor de Estudos em Justiça Restaurativa da Rede Internacional de Excelência Jurídica (RIEX), na leitura e seleção dos artigos. “A revista dá vazão aos trabalhos científicos da Ordem, transmitem à sociedade aquilo que é pensado e debatido nas comissões. Infelizmente, a gente percebe que as faculdades de Direito não produzem como poderiam”, comentou Luciano Loyola.

“É uma revista técnica, dinâmica e que incentiva as comissões a fazerem um trabalho conjunto”, comentou o diretor tesoureiro da OAB/DF, Paulo Maurício. “Por ser eletrônica, a revista poderá chegar aos 46 mil advogados e advogadas”, completou o secretário-geral a Seccional, Márcio de Souza Oliveira. O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Eduardo Uchôa, parabenizou a diretoria pela qualidade da publicação.  

Segunda edição
A revista é uma das ações do programa OAB/DF 360º. Criado no início da atual gestão, o programa acompanha e monitora as ações das comissões temáticas da Seccional com o objetivo de garantir a transparência e a produtividade dos atos.

O edital de seleção dos artigos foi lançado em julho do ano passado. “Recebemos uma quantidade de artigos muito superior ao que esperávamos, e todas produções de alta qualidade. Para não prejudicar o conteúdo e ampliar o espaço, optamos por lançar duas publicações”, explicou a secretária-geral adjunta da OAB/DF, Andréa Saboia, coordenadora do programa OAB/DF 360º. Em razão do grande volume de artigos enviados, outros 40 textos, aproximadamente, sairão numa segunda edição, já em fase de produção e prevista para ser lançada neste semestre.

60 anos
Durante o lançamento da revista, o presidente da OAB/DF anunciou também que a conferência distrital da OAB/DF será realizada em maio, mês em que a Seccional fará 60 anos. “Serão dois dias de evento em que discutiremos temas relevantes e faremos algumas homenagens aos advogados e às advogadas mais antigos aqui do Distrito Federal”, disse ele. “Queremos também retomar o Baile do Rubi e, em novembro, teremos a conferência nacional para coroar o ano”, completou.