Seccional acompanha chegada das crianças no primeiro dia da Colônia de Férias da CAA/DF - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Seccional acompanha chegada das crianças no primeiro dia da Colônia de Férias da CAA/DF

Brasília, 18/7/2016 – As férias escolares são motivo de alegria para as crianças e preocupação para os pais que não podem passar o dia com seus filhos. Pensando em uma solução para a questão, a Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAA/DF), em parceria com a OAB/DF, está realizando a segunda edição da Colônia de Férias. A chegada das crianças, na tarde desta segunda-feira (18), foi carregada de ansiedade, expectativa e alegria que transbordavam nos olhares e gestos dos pequenos.

Aline Assis, mãe de Carlos Eduardo, 5 anos, e Marina Assis, 7 anos, era uma em meio às dezenas de pais que deixavam seus filhos. De acordo com ela, que é esposa de advogado, os filhos, que já haviam participado da primeira edição, estavam ansiosos. “Eles gostaram, foram bem tratados, adoraram as atividades, as brincadeiras e os tios que acompanharam eles. Na primeira, em janeiro, chegavam em casa sempre empolgados e felizes. Confio totalmente em deixá-los aqui. Voltaram todos animados e inteiros”, diz.

colônia de férias5O presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, acompanhou de perto a recepção, juntamente com o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso, o presidente da CAA/DF, Ricardo Peres, o secretário-geral da Caixa, Maxmiliam Patriota, a secretária-geral adjunta, Clarisse Dinelly, e o tesoureiro, Marcelo Lucas. Costa Couto elogiou a iniciativa da Caixa de Assistência com o projeto e ressaltou o sucesso do evento, uma vez que todas as vagas foram preenchidas. “Isso demonstra a necessidade do advogado deixar aqui seus filhos para poder trabalhar com calma neste período de férias escolares. Essa é mais uma edição da colônia de férias, que se repetirá nos próximos semestres, cada vez maior e melhor”, afirmou.

De acordo com Ricardo Peres, o projeto inicial foi formatado para no máximo 30 crianças, mas logo esse número cresceu para 100 por conta da procura. “Não imaginávamos que a adesão seria tão grande. As vagas foram todas preenchidas, aumentamos inicialmente para 50 e depois para 100”. Peres disse ter ouvido vários depoimentos de mães que afirmaram que, ao entrar de férias, os próprios filhos lembraram da colônia e pediram para participar.

Colônia de férias1A criançada vai se divertir no período da tarde, de 14h às 18h, entre os dias 18 e 22 de julho. Monitores e recreadores vão garantir a diversão com brincadeiras ao ar livre em brinquedos infláveis, dinâmicas de grupo, brincadeiras cantadas e lúdicas, brincadeiras com água, oficina de culinária, mini olimpíadas e uma festa dançante no encerramento da colônia. De acordo com Pedro Henrique, um dos monitores, a ideia é também resgatar brincadeiras antigas. “Faremos brincadeiras de rodas, brincadeiras cantadas e mais antigas. Tentaremos resgatar algumas brincadeiras do passado, tentando sempre adaptar para um contexto mais atual”.

Reforma do Clube

Durante a abertura da Colônia de Férias, realizada no Clube dos Advogados da OAB/DF, o presidente da Seccional e o secretário-geral, acompanhados da diretoria da CAA/DF, aproveitaram para visitar obras que estão sendo realizadas na área da piscina. A expectativa é que a área seja inaugurada até o final de agosto. Costa Couto ressaltou que o objetivo da reforma, além de trazer melhorias, é adaptar para uso também das crianças. “A reforma foi oportuna, tendo em vista a necessidade de recomposição da estrutura originalmente instalada. Nós estamos fazendo também uma diminuição da profundidade nas piscinas, de forma que as crianças possam se divertir mais”.

colônia de férias3Para o secretário-geral da Ordem, Jacques Veloso, a estrutura anterior, por ser antiga, apresentava riscos aos usuários. “Nossa ideia é tornar o clube cada vez mais atrativo para que os advogados possam usar como estrutura para o seu lazer familiar. Acredito que em mais um mês estará tudo pronto para os advogados utilizarem”, destacou.

 

Comunicação Social – Jornalismo OAB/DF
Foto: Valter Zica