Seccional celebra 50 anos do Código Tributário Nacional - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Seccional celebra 50 anos do Código Tributário Nacional

50 anos CTN 010A OAB do Distrito Federal, por intermédio da Comissão de Assuntos e Reforma Tributária, comemorou na sexta-feira (2) os 50 anos do Código Tributário Nacional (CTN). Visto que o Código é, depois da Constituição Federal, a mais importante matéria da área tributária, a Ordem reuniu especialistas a fim de ampliar as questões sobre o tema e debater o assunto com profundidade.

50 anos CTN 021Segundo o presidente da Comissão de Assuntos e Reforma Tributária da Seccional, Erich Endrillo, o seminário visou analisar a validade do CTN nos dias de hoje. “A OAB resolveu debater este jubileu analisando muitos de seus artigos para saber se eles ainda são válidos e se ainda funcionam para regular as questões jurídicas e tributárias do Brasil”.

50 anos CTN 037Jacques Veloso de Melo, secretário-geral da OAB/DF, explica que o evento foi essencial para proporcionar reflexões sobre o sistema tributário brasileiro por parte da comunidade jurídica. Veloso de Melo também ressaltou a necessidade de uma reforma tributária no país. “Depois de 50 anos de vigência do código e de todas as transformações sociais e econômicas ocorridas neste período, é muito importante revisitar o texto do código e identificar a necessidade de possíveis atualizações. Neste sentido não há local melhor para este debate do que a OAB, entidade que representa quem milita e conhece os efeitos concretos das normas na sociedade”, disse.

Além do secretário-geral, Jacques Veloso de Melo e do presidente da Comissão de Assuntos e Reforma Tributária da Seccional, Erich Endrillo, compuseram a mesa de abertura da cerimônia o presidente da Comissão Especial de Direito Tributário da OAB, Breno Dias de Paula, o conselheiro Seccional e procurador Tributário da OAB/DF, Manoel Arruda, e o ex-conselheiro federal, Rodrigo Badaró.

O evento

50 anos CTN 010Na parte da manhã foram realizados dois painéis. O primeiro discutiu a história e as perspectivas dos 50 anos do Código Tributário Nacional. Dele participaram o professor e procurador da Fazenda Nacional, Arnaldo Godoy, e o advogado Tributarista e membro da Comissão Especial de Direito Tributário do Conselho Federal da OAB, Eduardo Maneira.

O segundo painel do seminário acertou sobre as polêmicas que o Código traz consigo. O advogado Tributarista, Tiago Conde, falou sobre a proibição de se criar tributos por interpretação analógica. O desembargador do Tribunal Regional Federal da 1° região, Hércules Fajoses, falou sobre o processo administrativo e jurisdição. O representante da Procuradoria do Distrito Federal no Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais (TARF), Márcio Wanderley, dissertou sobre o Código Tributário Nacional e questionou a lei complementar. O coordenador do Observatório Permanente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), Ricardo Bastos, também participou deste segundo painel, que foi presidido pela secretária geral adjunta da Comissão de Assuntos e Reforma Tributária da OAB/DF, Denise Evangelista.

50 anos CTN 064Na parte da tarde também ocorreram painéis. O terceiro painel tratou da responsabilidade tributária e grupo econômico. Discorreram sobre o tema neste segundo momento o diretor Jurídico da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e membro da Comissão de Assuntos Tributários da OAB/DF, Ricardo Messeti, a professora de Direito Tributário, Anete Medeiros, e o coordenador do Observatório Permanente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), Ricardo Bastos. Ainda no terceiro painel o procurador da Fazenda Nacional e professor universitário, Luiz Carlos Martins, falou sobre a responsabilidade tributária na questão da jurisprudência dos Tribunais Judiciais e Administrativos.

50 anos CTN 084O quarto debate foi acerca das questões da tributação sobre o consumo. A mesa foi presidida pela advogada tributarista e membro da Comissão de Assuntos e Reforma Tributária da OAB/DF, Lorena Campos. O professor e advogado tributarista, Daniel Lacasa Maya, falou a respeito dos impostos sobre os produtos industrializados (IPI) e a equiparação no artigo 51 do Código Tributário Nacional. Já a advogada e mestre em Direito Tributário, Betina Treiger, falou sobre o artigo 166 do código e o imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS).

O último painel da tarde recebeu o secretário-geral da OAB/DF e membro da Comissão de Estudos Tributários do Conselho Federal da OAB, Jacques Veloso de Melo. A mesa foi presidida pelo conselheiro Seccional e procurador Tributário da OAB/DF, Manoel Arruda. Neste painel o presidente do Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais, José Hable, falou sobre a súmula 555 do Superior Tribunal de Justiça e decadência. A advogada tributarista e ex-vice-presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), Suzy Gomes Hoffmann, falou sobre o CNT no CARF. A conselheira do CARF e professora universitária, Liziane Meira, falou sobre os 50 anos do CTN e o decreto de lei 37/1966.

50 anos CTN 104O presidente da Comissão de Assuntos e Reforma Tributária da Seccional, Erich Endrillo, realizou as considerações finais e o encerramento do seminário. Ao final do evento foram sorteados 5 livros do Código Tributário Nacional.

O seminário 50 anos do Código Tributário Nacional contou o patrocínio da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) que forneceu a todos os participantes um kit de produtos Natura.