Seccional cobra do GDF explicações para caos no trânsito no local de votação - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Seccional cobra do GDF explicações para caos no trânsito no local de votação

Brasília, 17/11/2015 – Em ofícios enviados nesta terça-feira (17) à Secretaria de Segurança Pública e ao Comando do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, a Seccional da OAB do Distrito Federal protestou e cobrou das autoridades explicações para a falta de apoio que resultou nos transtornos causados aos advogados que se deslocaram em seus veículos para o Centro Internacional de Convenções (CICB), na segunda-feira (16), onde se realizavam as eleições da entidade.

Diante de relatos de advogadas e advogados que ficaram retidos no trânsito por mais de uma hora, bem como de procedimentos dos policiais que ao invés de organizar tornavam o acesso ao local ainda mais caótico, a direção da OAB/DF, no ofício, requereu “esclarecimentos com a maior brevidade possível, a fim de darmos uma resposta digna a todos os advogados do Distrito Federal”.

Lembrou, ainda, que desde 20 de outubro, os órgãos de segurança da Capital estavam devidamente informados dos horários e locais de votação, bem como do contingente de advogados que iriam afluir na data estabelecida para votação, de forma a dar tempo de planejar e executar uma operação de controle de acesso aos locais referidos. A Comissão Eleitoral chegou a se reunir com o 1º Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, a fim de traçar uma estratégia com vistas a dar tranquilidade aos eleitores. Nada disso, porém, ocorreu.

“Presenciou-se um verdadeiro caos no trânsito da região próxima ao local do evento. Não havia apoio permanente, e quando se faziam presentes os policiais inverteram o sentido da via por diversas vezes, o que causou mais tumulto. Muitos dos funcionários da Seccional tiverem que tentar controlar o trânsito ao longo de todo o dia”, anotou a Seccional.

Apesar dos transtornos no trânsito, 18.479 advogados foram às urnas, atingindo o maior comparecimento numa eleição da entidade.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF