Brasília, 20/6/2016 – Como parte das comemorações pelo Dia do Advogado Trabalhista, nesta segunda-feira (20), o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, destacou a importância desse ramo do Direito para a construção de uma sociedade mais justa e do papel que o advogado exerce para solução de conflitos envolvendo capital e trabalho. “Não é por menos que o destino de um em quatro processos novos seja a Justiça do Trabalho”, disse, referindo-se às estatísticas que mostram um crescimento de novas ações nessa área.
“Por trás desse gigantesco volume de processos está o advogado trabalhista, sempre incansável, na defesa dos direitos dos trabalhadores”, disse. “Devemos unir forças em prol desses profissionais que, mais do que ninguém, trabalham na promoção do desenvolvimento social”. Apesar disso, conforme advertiu Costa Couto, o segmento passa por problemas que devem ser enfrentados no curto prazo e são objeto de constante preocupação da entidade, dentre os quais as pressões exercidas contra a própria Justiça do Trabalho, cortes orçamentários e dificuldades ainda decorrentes do Processo Judicial Eletrônico (PJe).
Segundo o diretor-tesoureiro da OAB/DF, Antonio Alves, com militância destacada na área trabalhista, esses problemas serão discutidos no próximo congresso nacional dos advogados trabalhistas, o CONAT, que será realizado em setembro. “É uma oportunidade para refletirmos sobre sérios problemas que recaem sobre nossa advocacia”, disse ele, enfatizando os recentes cortes orçamentários do governo à Justiça do Trabalho.
A esse respeito, será realizado nesta terça-feira (21), um Ato em Defesa da Justiça do Trabalho e contra o Corte Orçamentário, na sede do Conselho Federal da OAB, às 11 horas. O evento conta com o apoio da Seccional da OAB/DF, da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF