Brasília, 25/4/2016 – Tomou posse, na última sexta-feira (22), a nova administração do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) para o biênio 2016-2018, que traz à frente o desembargador Mario Machado Vieira Netto, novo presidente da Corte. O presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, participou da cerimônia de solenidade junto com autoridades do DF.
A nova diretoria do TJDFT, que tomou posse na sexta, é composta ainda pelo desembargador Humberto Adjuto Ulhôa, no cargo de 1º vice-presidente; desembargador José Jacinto Costa Carvalho, como 2º vice-presidente, e desembargador José Cruz Macedo, como corregedor da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.
Representando o Conselho Federal da OAB e compondo a mesa da solenidade, Juliano Costa Couto parabenizou a nova gestão. “A nova diretoria do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, capitaneada pelo talento do desembargador Mário Machado, preenche todos os requisitos para que faça uma brilhante e marcante gestão, sempre com a valorização do diálogo. A advocacia fica ainda mais orgulhosa de ter um representante do Quinto Constitucional, desembargador Cruz Macedo, ocupando o cargo de corregedor”.
Após proferir palavras de despedida e agradecimento a todos que contribuíram para o êxito de sua gestão, e desejar “um biênio profícuo, progressista, inovador e de grandes conquistas”, o desembargador Getúlio de Moraes Oliveira – presidente do TJDFT na gestão 2014-2016 falou brevemente da carreira e biografias da diretoria que sucede sua gestão e deu posse ao presidente Mario Machado. Getúlio ainda agradeceu a parceria com a OAB em importantes projetos.
Em breves palavras, o novo dirigente da Justiça local falou da “grave responsabilidade de manter a apurada qualidade dos serviços prestados aos jurisdicionados do DF, que coloca esta Corte no destacado cenário do Judiciário nacional”. Austeridade e criatividade, segundo Mario Machado, deverão nortear a nova gestão diante do complexo cenário atual e dos cortes orçamentários impostos. O presidente destacou ainda que o TJDFT seguirá investindo na conciliação e mediação como formas de se alcançar Justiça e pacificação social, ratificou seu compromisso com a priorização do 1º grau de jurisdição, com o Processo Judicial eletrônico, eficácia e celeridade na tramitação das ações, e no atendimento às Metas do Judiciário, em especial, no julgamento das ações de improbidade administrativa e de crimes contra a Administração Pública.
Estiveram presentes e compuseram mesa, além do governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg, a presidente da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão; o procurador-geral do MPDFT, Leonardo Bessa; o presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça, desembargador Pedro Carlos Marcondes e . O evento também foi prestigiado por representantes de Tribunais Superiores e Tribunais Regionais, membros do CNMP, parlamentares, Secretários do DF, Associação dos Magistrados do DF e Associação dos Notários e Registradores, prefeitos, magistrados, servidores, familiares e amigos.
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF