Na última sexta-feira (9), o presidente da Seccional Juliano Costa Couto e o conselheiro federal Marcelo Lavocat Galvão prestigiaram a posse de seis novos juízes de direito substitutos de 2º Grau e do novo membro das Turmas Recursais do DF, o juiz de direito Carlos Alberto Martins Filho. A solenidade foi realizada no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).
Representando a OAB/DF, Marcelo Lavocat compôs mesa na solenidade.“A OAB tem que estar sempre presente nesses eventos. Nós também participamos da administração da Justiça. Foi restaurada a posição da OAB junto à mesa dos trabalhos, coisa que eu acho importante e relevante. Essa foi uma reivindicação do nosso presidente Juliano e que o tribunal, gloriosamente, acolheu”, destacou.
Os desembargadores substitutos que tomaram posse atuarão na ausência dos desembargadores titulares, quando os titulares estiverem em licença ou férias. Lavocat lembrou que os juízes auxiliares são importantes para permitir que a Justiça se estabeleça mesmo quando houver desembargadores ausentes na casa.
Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, aproveitou a oportunidade para desejar boas-vindas aos novos magistrados. “A posse de novos membros nos alegra, pois garante mais celeridade no trabalho da Justiça”.
Durante a solenidade, o presidente do TJDFT, desembargador Mario Machado, deu posse aos juízes: Álvaro Luís de Araújo Sales Ciarlini, que atuará na 3ª Turma Cível e 1ª Câmara Cível; Fábio Eduardo Marques, com localização na 7ª Turma Cível e 1ª Câmara Cível; Carlos Pires Soares Neto, na 1ª Turma Criminal e Câmara Criminal; Demétrius Gomes Cavalcanti, na 3ª Turma Criminal e Câmara Criminal; Robson Barbosa de Azevedo, na 1ª Turma Cível e 1ª Câmara Cível; e Sandra Reves Vasques Tonussi, que atuará na 2ª Turma Cível e 2ª Câmara Cível.
Mario Machado, em sua fala, saudou os empossados e destacou a competência e a formação dos magistrados. Como em eventos de posse não estão previstos discursos, o presidente do TJDFT ressaltou que “não podia deixar de discorrer sobre alguns traços da biografia de cada um”.
Na solenidade, compuseram mesa, além dos já citados, o corregedor nacional do Conselho Nacional de Justiça, ministro João Otávio Noronha; o procurador Jose Eduardo Sabo, representando o procurador-geral do Ministério Público do DF (MPDFT); o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Técio Lins e Silva; e o vice-presidente da Associação dos Magistrados do DF (Amagis-DF), o juiz Fabio Francisco Esteves.